Ordem do Dia 03/04/25
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia

Um suposto adágio espanhol diz: "não acredito em bruxas. Mas elas existem". Talvez o mesmo possa ser dito sobre as pesquisas. Podemos não acreditar nelas, mas elas impressionam. Seria o caso da última pesquisa Genial/Quaest.
Segundo os dados publicados, Lula apresenta seu menor nível de aprovação, neste mandato. A rejeição se aproxima dos 60%, o que seria uma barreira delicada.
Segundo as bruxas, a fronteira dos 70% de rejeição faz com que o governo perca o respeito dos adversários. E a solidariedade dos companheiros. Grave.
O cenário entre evangélicos, os mais jovens e aqueles que ganham mais de 5 salários mínimos, seria catastrófico para Lula. E sua aceitação no Nordeste nunca esteve tão baixa.
Por outro lado, a desaprovação a Bolsonaro teria alcançado os 90%! Não parece, mas os números seriam esses. Esse seria um patamar equivalente ao falecimento político.
Durante suas respectivas crises, com o escândalo dos irmãos Batista, que realizaram as malfadadas gravações, a desaprovação de Temer e de Aécio atingiu os 90%. Até hoje, vivem no limbo político.
Em que pese seus feitos.
Temer foi o responsável por controlar a maior recessão da história do Brasil, provocada por Dilma.
Aécio, em Minas, era tratado como um verdadeiro "pop star".
Ninguém mais se importa com seus feitos. Seus "hits" não fazem nenhum sucesso... Percorrem seus caminhos sem causar expectativas.
O que remanesce, disso tudo, seria que o principal problema do governo Lula seria ele próprio. Além do que, com o aparente "falecimento politico" de Bolsonaro, Lula perde sua principal função: polarizar com Bolsonaro.
Sopram novos ventos e, como dizia Magalhães Pinto, as nuvens da política se põe em movimento.
La nave va. Ou, em bom mineirês: "segue o interro, sô".
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com
Qual é a sua reação?






