Ordem do Dia 03/10/23

continua depois da publicidade

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia. 

A Folha de S. Paulo, em matéria de capa, acusou o STF de estar usando de métodos lavajatistas contra os bolsonaristas. Abusos variados estariam sendo perpetrados contra a escória golpista. De diversos tipos.

Xandão parece estar incorporando Moro, hoje maldito. Alguns evangélicos bolsomitas já cogitam exorcizar o ministro, tão logo Xandão se disponha a comparecer a algum culto.

Os bolsonaristas devem estar surpresos, pois consideram a “Foice de S. Paulo” a quinta coluna do capeta. E se veem defendidos pela sucursal do inferno. Os principais protagonistas da Lava Jato se mostraram eméritos trapalhões.

Moro, tão seguro e eficaz como juiz, se mostrou lamentável na política. Detonou seu legado e errou seguidamente. Dalagnol foi ainda pior. Além de ter seu mandato cassado, mostrou um caráter duvidoso.

Tentou controlar um fundo bilionário, decorrente das recuperações de recursos desviados, em razão do Petrolão petista. Esta, a maior ação de corrupção e propinas da história ocidental.

Dalagnol, talvez de modo profano, também introduziu ingredientes religiosos em suas ações. Proferindo palestras remuneradas Brasil afora. Repetindo Lula e seu instituto.

Ademais, instrumentalizou crenças para benefício próprio. Agiu como uma espécie de “Aiatolá da Bíblia”, do tipo malandro. Lamentável.

Se Xandão se enveredar nessa trilha, seu destino está traçado: encontrará, ao fim da jornada, apenas o descrédito e o vexame. Vade retro!

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG) e Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política. E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com