Ordem do Dia 02/08/23

continua depois da publicidade

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia. 

Publicação da EIU (Economist Intelligence Unit) divulgou pesquisa, informando que apenas 45% dos países, de todo o mundo, viveriam sob regimes democráticos. Sendo que menos de 10% da população mundial vivenciaria regimes plenamente democráticos.

Isso contraria frontalmente o clássico artigo do filósofo e tradutor, Carlos Nelson Coutinho, defendendo a democracia como “valor universal”. Lamentavelmente, os fatos contradizem esse princípio.

Haveria outros exemplos preocupantes, colocando a democracia na berlinda. O recente indiciamento de Donald Trump, pelo Grande Júri, o posiciona na condição de réu, em virtude da invasão do Capitólio dos EUA, numa tentativa de um golpe contra a eleição do presidente Biden.

Pela primeira vez, um ex presidente americano sofre esse tipo de sanção. Não havia precedentes de tamanho escândalo, na maior e mais antiga democracia moderna, do planeta.

Aqui, no Brasil, democracia seria apenas um detalhe, muitas vezes incômodo. Muitos anseiam e lutam por algum tipo de ditadura. Vide os distúrbios de 8 de janeiro.

Pelo que sabemos, nenhum animal gosta de canga, arreio ou chicote. Mas, entre humanos, há muitos absurdos…

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG) e Direito Administrativo (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com