Ordem do Dia 02/07/23

continua depois da publicidade

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia. 

Se percorrermos os analistas políticos, dos mais diversos veículos de imprensa, notaremos um ponto comum: a ausência dos apoiadores do ex presidente, no entorno do Tribunal Superior Eleitoral, causou espécie. O mesmo não se deu nas redes. Por que? Há controvérsias.

Por outro lado, entre os diversos pontos de vista, pró e contra Bolsonaro, um dos mais interessantes seria a tese de que sua inelegibilidade teria sido boa para os anti petistas – e ruim para o PT.

Sabe-se que Bolsonaro venceu as eleições em razão do anti petismo. E perdeu a reeleição em razão do anti bolsonarismo. Ambos os pleitos movidos por rejeição, polarização e ódio.

Com a ausência de um dos polos de uma equação binária, o outro naturalmente se desequilibra. O novo equilíbrio, a ser estabelecido no médio prazo, pode ser catastrófico para Lula.

Não poderá se apoiar na rejeição a Bolsonaro (e vice versa). Principalmente, se o homem continuar a falar besteiras, como fez o ex presidente.

Se a democracia é “relativa” na Venezuela, como diz Lula, conceito forjado durante o governo da ditadura militar brasileira, igualmente relativo será o apoio dado a quem acredita nessa “narrativa”.

Além do fato de que a esperada terceira via poderá surgir, diante do surgimento de novos candidatos oposicionistas. De preferência, antes da volta de Jesus e da deflagração do Juízo Final… Amém!

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG) e Direito Administrativo (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com