ONG paulista lança campanha pelo fim das charretes em Poços
Várias entidades ligadas à causa animal defendem a extinção do serviço
continua depois da publicidade
A ONG Os Animais Importam, de São Paulo (SP), aderiu à luta da proteção animal de Poços de Caldas e está lançando a Campanha Nacional pela Liberdade dos Cavalos.
A ação tem apoio de instituições locais e das cidades de São Paulo, São João da Boa Vista e João Pessoa (PB).
“Por décadas a cidade turística de Pocos de Caldas é palco de uma abominável prática contra os indefesos equinos: as charretes “turísticas”. Os animais são explorados por horas todos os dias, faça chuva ou faça sol, sendo obrigados a carregar mais de 500 quilos de peso por muitos quilômetros com o objetivo de entreter turistas indiferentes com seu sofrimento e engordar o bolso dos charreteiros”, diz Leandro Ferro, presidente da ONG.
Ele acrescenta que a cidade, que tem as autoridades cúmplices desta exploração, precisa ser chacoalhada para por fim a essa forma de escravidão.
“As ONGs estão preparando uma série de audiências com autoridades políticas das três esferas, atos públicos, além de uma nova ação civil pública contra a Prefeitura e a Associação dos Charreteiros. Por isso as entidades convocam todos os cidadãos de Poços de Caldas e turistas a se juntarem a nós neste primeiro momento, registrando com seus celulares os abusos constantes que acontecem com animais: peso excessivo, chicotadas, falta de água e alimento, acidentes no trânsito, exaustão e abandono”, disse.
continua depois da publicidade
Ainda de acordo com Ferro, haverá fiscalização das charretes com equipes compostas por veterinários e advogados para acelerar ainda mais a extinção da prática.
Em breve, as entidades divulgaram calendário de ações e atos à população. A Associação dos Charreteiros alega que cada charreteiro tem de dois a três cavalos, que os animais são bem alimentados e que não sofrem maus tratos.
Atualmente, cerca de 30 profissionais trabalham no setor. Já a Prefeitura informou que pretende lançar um edital ainda neste ano para a compra de cinco a 10 carruagens elétricas.
Em 2021, a Prefeitura chegou a apresentar um protótipo de carruagem elétrica, produzida em parceria com a PUC, IF Sul de Minas e DME.