Obras de reconstrução da Casa de Chá do Recanto Japonês continuam
Japoneses estão no local para reconstruir espaço destruído por vandalismo em 2016
continua depois da publicidade
Integrantes do Conselho Municipal de Turismo estiveram, na manhã de ontem, 29, no Recanto Japonês, numa visita guiada para conhecerem de perto as obras na Casa de Chá.
As intervenções estão a cargo de construtores japoneses, que realizam todo trabalho seguindo os métodos tradicionais de construção japonesa, onde as madeiras são milimetricamente encaixadas, sem uso de pregos ou parafusos.
Os recursos para a reconstrução da Casa de Chá, em substituição à antiga construção, destruída por um incêndio criminoso em 2016, estão a cargo da Prefeitura, por meio de parceria com a Associação Nikkey de Poços de Caldas.
Através de um Termo de Parceria, a Associação recebeu os recursos da Prefeitura e promoveu a compra dos materiais, a contratação do projeto executivo, despesas de viagens e estadia.
A mão de obra e o projeto estrutural foram ofertados pela Construtora Nakashima, do Japão. Os recursos para a construção são originários do fundo do patrimônio Histórico (Fundephact) e da empresa Mitsui, destinados para investimentos no Recanto Japonês antes mesmo do incêndio.
continua depois da publicidade
Hoje, o atrativo turístico Recanto Japonês está sob a concessão da empresa Citur, vencedora do processo de licitação promovido pela Prefeitura. A empresa também é responsável pelos atrativos Parque do Cristo, teleférico, Fonte dos Amores e Véu das Noivas.
O diretor de operações da Citur, Renato Agostini, também participou da visita guiada. Ele informou que, assim que as obras da Casa de Chá forem finalizadas, a empresa irá promover as obras necessárias de restauro e instalação de novos atrativos, com posterior abertura ao público, ainda no segundo semestre deste ano. A previsão de conclusão das obras na Casa de Chá é para o mês de agosto.
SEGURANÇA
A respeito da segurança do local, Renato informou que hoje já existe um monitoramento por câmeras, trabalho complementado por quatro vigias contratados pela Prefeitura.
Após a reinauguração, o monitoramento será realizado nos moldes do já instalado no Parque do Cristo. O projeto tem coordenação da Secretaria Municipal de Turismo e apoio de outras secretarias.