Novo técnico da Caldense já busca reforços
Ito Roque fez indicações à direção do clube para a temporada 2019
Ito Roque foi apresentado pela Caldense na tarde de ontem, 3. O técnico assinou contrato para comandar o clube no Campeonato Mineiro de 2019.
Ito tem 50 anos, é natural de Araraquara (SP) e já indicou nomes para reforçar a Veterana. Algumas negociações já estão bem avançadas e o início da pré-temporada está previsto para meados de novembro. Adilson Roque, seu nome real, atuou como jogador profissional de 1990 a 2001 e defendeu times como Ferroviária, Independente, Paulista, Taubaté e Rio Preto.
Posteriormente, em 2002, iniciou sua carreira como técnico e comandou diversas equipes. Entre elas, Mirassol, Penapolense, Ferroviária, Mixto, Taubaté, Sertãozinho, Villa Nova e Novorizontino seu último clube.
Qual a sensação de ser convidado para treinar a Caldense?
Ito – É uma satisfação enorme trabalhar em uma equipe forte e de tradição no Campeonato Mineiro. A gente espera que essa passagem seja vitoriosa e que possamos, através de muita dedicação, engrandecer ainda mais o clube.
Você já é um treinador de prestígio, principalmente no interior paulista, onde o futebol é muito renomado. O quanto isso agrega na sua experiência?
Ito – Acho que com o passar dos anos, os campeonatos que disputamos, os acessos que conseguimos, as vitórias e derrotas, nos fazem pessoas mais fortes. Isso tudo serve como experiência para nos nortear. Hoje tenho ideias de jogo formadas, dentro dos padrões da modernidade, mas sem esquecer o que é o futebol e tudo aquilo que é necessário para criação de jogadas.
Além disso, você foi atleta profissional. Isso contribui bastante na hora de lidar com o grupo?
Ito – Com certeza. O fato de ser sido jogador ajuda a tomar decisões dentro da equipe. Essas noções de ambiente e convivência contribuem muito no cotidiano. Sou formado em educação física e, logo que parei de jogar, comecei a atuar como preparador físico, auxiliar técnico, até me tornar treinador.
Você já estava em contato com a diretoria da Caldense praticamente desde o término da Série D. Como está sendo o planejamento para a temporada de 2019?
Ito – Eu, o Zezito e o Johnatan Alemão temos assistido vários jogos, principalmente da Série B e Série C do Campeonato Brasileiro. Analisamos diversos atletas e colocamos tudo no papel. Agora cabe ver as condições de cada um para que possamos chegar a um acordo juntamente com a diretoria.
Qual o perfil dos jogadores que vocês estão procurando?
Ito – Precisa ser alguém que se encaixe no nosso modo de jogo. Vamos montar um time competitivo, com marcação forte, velocidade, saída de bola rápida e uma boa transição ofensiva. Acredito que para se realizar grandes campanhas, é necessário um equilíbrio entre organização defensiva, qualidade técnica e criatividade. Sou um treinador que gosta de dar liberdade para o atleta, principalmente no ataque.
O que a torcida da Caldense pode esperar de sua passagem pelo clube?
Ito – Estou feliz e orgulhoso por ter a oportunidade de trabalhar aqui na Caldense. A mensagem que passo para os nossos torcedores é que acreditem no nosso trabalho e continuem prestigiando a equipe. Pois dentro de campo, vamos derramar muito suor por vocês.