Novo radar começa a funcionar em caráter educativo

Equipamento na avenida João Pinheiro irá aplicar multas a partir de junho

A partir deste mês de maio, um novo radar entrará em operação na avenida João Pinheiro, em frente à antiga estação Mogyana/Fepasa, em Poços de Caldas.

A colocação do equipamento tem por objetivo aumentar a segurança na travessia de pedestres, evitando acidentes. O limite máximo de velocidade segue o de outros trechos da via, de 60 km/h.

O equipamento de controle de velocidade já foi implantado, mas depende de inspeção e liberação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para entrar em operação. Durante todo o mês, o funcionamento terá apenas caráter educativo e as autuações por excesso de velocidade no local serão registradas a partir de 1º de junho.

O diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte, Daniel Furtado, explica que a colocação do radar neste local foi necessária devido às intervenções realizadas pela Prefeitura, que aumentaram a fluidez do trânsito e, consequentemente, ampliaram também a velocidade do tráfego.

Recentemente, foi retirada parte de um canteiro em frente à Fepasa, que avançava sobre a terceira pista, causando congestionamentos em diversos horários do dia. “Com isso, houve aumento de velocidade nesse trecho, que é utilizado como travessia de pedestres. Daí a necessidade de implantação do equipamento de controle”, explica Furtado.

Além dos radares no trecho urbano municipal, em Poços existem mais 13 radares em rodovias sob administração do DEER-MG.