Fiemg homenageia novo diretor da Associação Nacional de Mineração

Guilherme Santana Lopes Gomes é o único mineiro na agência de regulação

A Fiemg concedeu uma homenagem ao novo diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), Guilherme Santana Lopes Gomes, na sede da instituição, em Belo Horizonte, na noite do dia 22 de outubro.

Guilherme é servidor de carreira e foi nomeado para ocupar uma das cinco cadeiras da direção do órgão de regulação. Ele é o único representante de Minas Gerais na agência.

continua depois da publicidade

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, e contou com as presenças do vice-presidente da Regional Vale do Jequitinhonha da Fiemg, José Balbino Maia de Figueiredo; da presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), Cristhine Samorini; além de presidentes de sindicatos da mineração e deputados estaduais e federais. Guilherme recebeu uma comenda da FIEMG e foi homenageado por Roscoe.

“Precisamos de pessoas dispostas a mudarem a realidade. Desde o início eu não tive dúvida de que Guilherme era a nossa melhor opção. Estamos felizes e ele já começa a fazer diferença no setor minerador. Os desafios são grandes e muitas vezes faltam pessoas com coragem para fazer o que tem que ser feito. Quando você muda algo, você incomoda. Contamos com a sua coragem para fazer o que é certo, que é o que você tem feito na sua caminhada”, declarou o presidente da Fiemg.

Lopes Gomes agradeceu as homenagens e afirmou que pretende trabalhar pela celeridade no setor de mineração.

O novo diretor, que se formou em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e tem atuação há 16 anos na ANM, defendeu a importância da regularização dos empreendimentos que estão irregulares ao invés de somente a punição.

“Se tem algo que o setor da mineração pode contar comigo é a celeridade. O negócio é produzir mais. Quanto mais produzir, mais o país vai prosperar”, disse Guilherme.

continua depois da publicidade

A presidente da FINDES, Cristhine Samorini, que também apoiou a nomeação de Guilherme à cadeira na ANM, afirmou que a entrada do gestor irá trazer benefícios ao setor da mineração.

“As palavras de coragem dele são de extrema importância principalmente para os estados de Minas e Espírito Santo, que sozinhos representam 92% da exportação no Brasil na atualidade. O caminho é, realmente, regularizar e não só punir”, disse.

Cristhine também celebrou a parceria com a FIEMG, na pessoa de Roscoe. “É um super parceiro, que enfrenta e propõe as discussões na CNI (Confederação Nacional da Indústria)”, completou.

O presidente do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra), Luís Márcio Vianna, também apoiou a indicação. “Nós queremos que você tenha uma boa gestão. Estaremos na retaguarda para fazer o que você precisar na mineração de Minas”, afirmou.

O 1º vice-presidente do Sindirochas Espírito Santo, Tales Machado, declarou que é uma alegria homenagear Guilherme. “Estamos na empreitada dele. É corajoso e o Brasil está ganhando com a entrada do Guilherme. As colocações dele sempre foram retas”, disse.