No poker online e no tênis: mulheres brasileiras no auge da carreira internacional

Ano muito especial para atletas brasileiras em modalidades esportivas individuais, 2023 ficará marcado para sempre no currículo de duas profissionais de altíssimo gabarito no país: a tenista Bia Haddad e a competidora de poker online Lali Tournier.

Através de esportes em ascensão e totalmente distintos, elas estão contribuindo para que as mulheres brasileiras sejam representadas em grande estilo, não só no cenário nacional, como também no âmbito internacional.

Vale ressaltar que, nos últimos anos, o poker e o tênis deixaram de ser nicho no Brasil e são acompanhados e praticados por milhões de pessoas. Dessa maneira, o fato de termos competidoras de altíssimo nível em um país de população continental, ajuda a fomentar o esporte feminino nacional e ainda inspira as novas gerações a percorrerem o mesmo caminho de sucesso.

Isso posto, logo a seguir iremos trazer as principais conquistas e feitos que colocaram Bia e Lali na prateleira mais alta do esporte internacional em 2023.

Tênis: Bia Haddad
Uma das maiores tenistas da história do Brasil, a paulistana Bia Haddad ainda nem completou 30 anos de idade e carrega consigo façanhas históricas na modalidade.

Mesmo com lesões e adversidades na carreira, Bia superou as dificuldades, trabalhou bastante para evoluir seu jogo e hoje é respeitada por onde passa, tanto pelo público quanto pelas melhores jogadoras do mundo.

Em 2023, ela atingiu a 10ª posição na Women's Tennis Association (WTA), nas categorias de simples e de duplas. Dessa forma, se tornou a primeira brasileira a atingir tal honraria na WTA — ranking profissional de tenistas mulheres, criado em 1975.

Ainda neste ano, Bia conseguiu chegar, pela primeira vez na carreira, à semifinal de um torneio Grand Slam. Esse feito aconteceu na chave de simples de Roland Garros, torneio disputado no piso de saibro, em Paris, e que está entre os quatros eventos de tênis mais relevantes do calendário profissional.

Foi no saibro, também, que Bia ganhou seu primeiro título de Masters 1000 na carreira. Desta vez, a façanha foi conquistada em Madri, nas duplas, e ao lado da multicampeã Victoria Azarenka — bielorrussa que já foi número 1 do mundo, na categoria de simples.

Com tantos resultados de expressão alcançados no saibro, a boa notícia para a paulistana é que os eventos de tênis das Olímpiadas de Paris 2024 serão disputados dentro do complexo de Roland Garros.

Em entrevista coletiva, no dia 19 de julho de 2023, Bia comentou para os jornalistas presentes que disputar as Olimpíadas, representando o Brasil, é um sonho para ela. A atleta brasileira nunca teve a oportunidade de disputar uma edição de Jogos Olímpicos.

Poker online: Lali Tournier
Quando o assunto é poker online, não resta dúvidas que Lali Tournier é o maior nome da modalidade feminina no Brasil atualmente. Catarinense e com mais de dez anos de trajetória competindo nas cartas, ela vive o auge de sua carreira.

Além de ser uma das melhores jogadoras da modalidade, no continente sul-americano, seu currículo de conquistas é realmente impressionante. Logo, é válido destacar que ela acumula dois títulos na série World Championship of Online Poker (WCOOP), a Copa do Mundo de poker online.

Em janeiro de 2023, a profissional atingiu o ápice de sua trajetória no mundo das cartas ao se tornar parte do prestigiado “Team PokerStars” — seleto time de craques da maior plataforma de poker online do mundo. Além dela, os profissionais Rafael Moraes e André Akkari completam a equipe de brasileiros na plataforma.

Sucesso na Twitch: Lali também é streamer
Com mais de 20 mil seguidores na Twitch, Lali também manda muito bem no streaming. Por lá, no canal “Lali”, ela representa o time da FURIA Esports, uma das maiores equipes de esportes eletrônicos da América Latina.

Sempre quando pode, a catarinense transmite algumas de suas partidas de poker online, em tempo real e de forma gratuita. Sendo assim, as transmissões ao vivo de Lali acabam servindo de grande aprendizado para jogadoras e competidores de todos os níveis na modalidade.