Necessidades de negócios impulsionam o crescimento dos serviços de Analytics no Brasil
continua depois da publicidade
O uso corporativo de serviços de data e analytics está crescendo fortemente no Brasil,àmedida que mais empresas usam dados para melhorar suas operações e gerar novas receitas, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group, uma empresa líder global em pesquisa e consultoria em tecnologia.
O relatório ISG Provider Lens Analytics Services 2022 para o Brasil revela que vários fornecedores de serviços de analytics líderes no Brasil relataram taxas de crescimento de mais de 50% entre 2021 e 2022, indicando que o mercado de assistência especializada nessa área de tecnologia está crescendo.
Grandes e pequenas empresas estão gerando volumes cada vez maiores de dados estruturados e não estruturados e buscando ajuda para coletá-los, analisá-los e monetizá-los, diz o ISG. A tendência se estende aos serviços de ciência de dados, engenharia de dados e monetização de dados, diz o relatório.
“Um olhar mais atento ao mercado brasileiro sugere que a demanda por serviços de dados e análises está longe de ser satisfeita”, disse Sush Apshankar, líder de análises da ISG Americas. “O interesse no uso de dados está apoiando o surgimento de novos fornecedores e a expansão dos portfólios das empresas existentes.”
Como na maioria das regiões, as empresas no Brasil – especialmente as desafiadoras do mercado intermediário – estão começando a investir em novas tecnologias, incluindo IA, machine learning e gêmeos digitais, para obter insights sobre os quais possam atuar para obter vantagem competitiva, diz o relatório.
A decepção de algumas empresas com os resultados dos projetos de análise está diminuindo à medida que os fornecedores criam serviços mais adequados às necessidades dos clientes no Brasil, diz o ISG.
continua depois da publicidade
Alguns clientes temiam que as iniciativas de dados exigissem alto investimento, processos de governança de dados demorados e desenvolvimento lento de data lakes, tudo levandoàcriação de modelos estatísticos que nunca chegaramàprodução.
Os fornecedores de serviços responderam oferecendo soluções produtizadas com objetivos claramente definidos, como prevenção de fraudes e prevenção de rotatividade de clientes, diz o relatório. Isso levou a uma implementação mais rápida, objetivos claramente definidos e resultados mensuráveis, resultando em empresas mais dispostas a investir em tais projetos.
Grandes empresas no Brasil com imensas quantidades de dados enfrentam desafios tecnológicos significativos para fazer o melhor uso deles, então estão recorrendo a fornecedores de serviços de engenharia de dados com recursos comprovados na curadoria de grandes conjuntos de dados para uma visão única em todos os formatos, canais e mídia, afirma ISG.
Melhor acesso e compreensão dos dados também estão levando a novas oportunidades de negócios com a ajuda de fornecedores experientes em monetização de dados, diz o relatório.
“A monetização de dados tem um vasto potencial para gerar crescimento nos negócios”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “As empresas estão lançando empreendimentos totalmente novos com base na força recém-descoberta de seus dados.”
O relatório também examina várias outras tendências em torno de serviços analíticos no Brasil, incluindo a crescente importância de ferramentas de desenvolvimento low-code/no-code e novas oportunidades surgindo em análise de vídeo.