Natal de Poços tem investimento de R$ 750 mil

Águas termais são o tema escolhido para este ano

Um Natal diferente, um Natal azul. Assim será em Poços de Caldas, numa referência e homenagem às águas termais, que foram o propulsor do crescimento da cidade.

Azul será o tema e a cor central do Natal de Poços 2016, concebido pelo artista plástico Marcelo Abuchalla e o arquiteto Alexandre Ribeiro com exclusividade para a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo. A decoração estará concentrada na área central da cidade neste ano.

Azul é a principal cor da decoração e simboliza as águas termais
Azul é a principal cor da decoração e simboliza as águas termais

“O investimento é de R$ 750 mil, um orçamento mais enxuto que o dos outros anos. Então, temos que concentrar a decoração, porque não é só o custo das peças, mas também o custo de instalação e manutenção da decoração no período das festas de fim de ano”, informa Abuchalla, que vem realizando a decoração de Natal na cidade nos últimos seis anos, direta ou indiretamente.

Pontos tradicionais permanecem em destaque, como a Rua São Paulo, a rua Junqueiras, a Praça Pedro Sanches, o coreto, o Parque José Affonso Junqueira e sua fonte, o Cristo, o prédio da Prefeitura e o jatobá, na Praça Getúlio Vargas (Relógio Floral).

Foram adquiridas 146 peças novas, com destaque para a principal rua da cidade, a Assis Figueiredo, que receberá 127 peças iluminadas em branco, inéditas. A iluminação em azul será destaque na Praça Pedro Sanches e nas passarelas do Parque José Affonso. Azul também será o tom das árvores da Rua São Paulo, que recebem, nas copas, 200 elementos, como os “snow fall’s” de um metro cada, que irão simbolizar a água caindo, e cem estrelas de 96 cm cada, além de iluminação branca.

Entre as peças adquiridas estão as peças azuis, instaladas nas árvores estilizadas da Praça Pedro Sanches, que são confeccionadas em PET reciclável. Outra novidade é a localização da Vila de Natal, com quiosques comercializando produtos natalinos, sejam artesanais ou culinários. A vila agora fica próximo às Thermas Antonio Carlos, que abriga também a Casa do Papai Noel, na entrada voltada para a Praça Pedro Sanches, a antiga Ala B.

Naquele jardim também estará instalada a bota gigante, o trenó e as renas. Além da rua Assis, também suas transversais Rio de Janeiro, São Paulo e Prefeito Chagas estarão iluminadas. A rua Marechal Deodoro, recentemente revitalizada pela Prefeitura, também receberá iluminação especial, assim como a Praça Dom Pedro II (Macacos) e Praça dos Imigrantes, anexa à estação Fepasa/Mogyana. A estação ficará decorada e será utilizada para abrigar atrações culturais em caso de chuva.

“A decoração de Natal é uma construção permanente, um processo. Desde julho estamos trabalhando nas peças, recuperando o material já existente e dando uma cara nova, dentro da proposta da homenagem às águas. Assim como as donas de casa fazem com sua decoração. Usam peças de anos anteriores e adquirem novas, para dar um toque de renovação! Isso é economia e é o que estamos colocando em prática, sempre contando com a equipe da Secretaria de Turismo e de praticamente todos os órgãos da Prefeitura”, destaca o artista, que viaja todos os anos à Europa para pesquisar novas técnicas e elementos de decoração.