Mutirão retira cinco toneladas de entulho de residência

Foram utilizados dois caminhões para transporte dos materiais retirados

Na semana passada, uma ação conjunta entre os Agentes de Combate às Endemias, da Vigilância Ambiental e a secretaria de Serviços Públicos, através da Zeladoria da Zona Sul realizaram um mutirão em uma casa na Conjunto Habitacional Dr. Pedro Afonso Junqueira, na Zona Sul de Poços de Caldas.

O coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Miguel Ferreira do Lago destacou a importância da parceria para realizar o mini mutirão.

continua depois da publicidade

“Os trabalhos de mini mutirões são realizados em parceira com a secretaria de Serviços Públicos. Temos alcançado bons resultados com a remoção de materiais que são potenciais criadouros de mosquitos ou servem como abrigo para animais indesejados, como baratas, ratos e escorpiões”, explica.

Ao todo foram retirados da casa 4.710 quilos de materiais não recicláveis e 892 quilos de materiais recicláveis, totalizando mais de cinco toneladas e meia de entulho.

Dentre os materiais retirados estavam móveis velhos, entulhos, lixo, madeira e ferro. O supervisor Geral do Programa de Controle Vetorial, Robson Rodrigues dos Santos, deu mais detalhes sobre o trabalho realizado.

“A dona da residência tinha uma ação acumuladora que gerava um desconforto para as pessoas que moravam no entorno de sua residência. Tinham muitos materiais que poderiam ser criadouros de mosquitos e animais transmissores de doenças. A ação visou retirar todo o material, com o consentimento dos proprietários do imóvel para poder melhorar as condições de saúde para a população e para o próprio morador”, explica.

continua depois da publicidade

Quase uma tonelada de material reciclável foi retirado do local

Foram utilizados dois caminhões para transporte dos materiais retirados, sendo necessário realizar o total de sete viagens.

Casos que mereçam a visita dos agentes de endemias podem ser registrados na Ouvidoria Municipal de Saúde, pelo 0800-283-0324.

O atendimento com ligação gratuita, é de segunda a sexta, das 8h às 17h. O contato também pode ser feito pelo telefone da Vigilância Ambiental, que é o 3697-5977.

Vale lembrar que os agentes trabalham identificados com uniforme e/ou colete e também portam crachá que pode ter a apresentação solicitada pelo morador, no ato da visita.

Caso a pessoa tenha receio em receber o agente de endemias por dúvidas a respeito da sua identidade, o ideal é entrar em contato com a Ouvidoria ou diretamente com a Vigilância Ambiental, pelo 3697-5977.