Mutirão de triagem de glaucoma registra mais de 25% de faltas
Todo o atendimento do Programa de Glaucoma é prestado na sede do Cismarpa em Poços
“Estive aqui para uma primeira consulta e o médico encaminhou para esta outra consulta. Foi em menos de um mês e eu já fui chamada novamente para a avaliação”, comentou a empregada doméstica Lourdes de Fátima, 66.
Ela estava entre os 80 pacientes chamados para passar pela triagem de Glaucoma, mutirão realizado no último sábado, 14.
Como tem sido constantemente divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, o absenteísmo mais uma vez marcou presença. Dos 80 pacientes convocados, 22 não compareceram para o atendimento. 58 pacientes agendados passaram pela triagem de Glaucoma.
Os atendimentos foram na sede do Cismarpa – Consórcio Intermunicipal de Saúde Microrregião Alto Rio Pardo, na Rua Narciso Ferreira de Andrade, 145, Bairro São José. “Fazemos os mutirões porque temos esta demanda para ser atendida, mas, infelizmente, temos esse absenteísmo que prejudica todo o sistema, inclusive os outros pacientes que também aguardam por atendimentos.
De qualquer maneira, foi mais uma iniciativa da Secretaria de Saúde e com o apoio do Cismarpa, para agilizar a assistência prestada”, avaliou o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.
O Glaucoma é uma doença causada principalmente pela elevação da pressão intra-ocultar que provoca lesões no nervo ótico e, conseqüentemente, comprometimento visual. Sem tratamento, pode levar à cegueira. Irreversível e sem cura, o diagnóstico precoce e com acompanhamento constante são essenciais. “Os mutirões já se tornaram uma rotina do nosso trabalho, especialmente por esta preocupação de esvaziar as filas de espera e de atender aqueles pacientes que estão aguardando.
Temos que ressaltar o apoio da nossa equipe e também de prestadores como o Cismarpa, para que estas iniciativas sejam possíveis. Esbarramos constantemente no absenteísmo, isto é um fato que nós tentamos combater insistentemente com a comunicação. Precisamos da conscientização dos usuários, que se atentem para o compromisso assumido nestes agendamentos”, complementou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.
O prefeito Sérgio Azevedo também esteve sábado no Cismarpa, acompanhando os atendimentos. “É muito gratificante ver a ampliação dos atendimentos em diversas especialidades, em mutirões realizados sábados, domingos e feriados. São mobilizações que demonstram a preocupação real de toda a nossa equipe em tornar a assistência cada vez mais próxima da população, um compromisso nosso”.
Serviço
Todo o atendimento do Programa de Glaucoma é prestado na sede do Cismarpa em Poços, inclusive a dispensação dos colírios prescritos para o tratamento. Os pacientes que já fazem o acompanhamento de Glaucoma no Cismarpa, podem tirar dúvidas ou buscar mais informações diretamente na sede do Consórcio ou pelo telefone 3712-3554. Já o primeiro atendimento oftalmológico é agendado por meio das Unidades Básicas de Saúde.