Músicas Para Fone de Ouvido 03/05/24
continua depois da publicidade
Na coluna Músicas Para Fone de Ouvido, o jornalista João Gabriel Pinheiro Chagas indica músicas para se apreciar com fones de ouvido, visando ter uma experiência musical transformadora e imersiva.
Na coluna de hoje, a homenagem é toda para a maior artista pop da história da música. Não há nenhuma outra artista que chegue perto de Madonna.
Seja pela atitude, pelas roupas, pela inovação musical, ou por qualquer outra coisa que seja, Madonna desbravou o mundo da cultura pop para dezenas de outras artistas viessem atrás. Seguem cinco músicas que são imprescindíveis no repertório dela.
•Material Girl – Madonna
Eu acho que “Material Girl”, do álbum “Like a Virgin” (1984) deve ser um consenso sobre a música mais importante da carreira da Madonna.
Em uma época em que a independência feminina era incipiente, Madonna canta sobre ter autonomia em relação a seus desejos e não depender de um homem para sua felicidade.
A letra, evidentemente, é interpretada como uma apologia do materialismo superficial, mas ela também deve ser vista como uma crítica irônica à obsessão da sociedade com bens materiais.
Madonna se apresenta aqui como a nova Marylin Monroe, cheia de glamour, riqueza e cercada de homens. Foi a chave para a consolidação da figura provocativa e ousada que viria a seguir.
É só dar play e colocar bem alto para animar festa de qualquer idade.
•Like a Virgin – Madonna
“Like a Virgin”, do álbum homônimo “Like a Virgin” (1984) fica em praticamente um empate técnico com “Material Girl”. É difícil dizer qual é melhor ou qual é mais emblemática.
A letra, com sua linguagem sensual e sugestiva, causou grande alvoroço na época, desafiando os padrões de recato da sociedade e abrindo caminho para outras artistas explorarem temas sexuais em suas músicas, o que não é pouca coisa.
A música marcou uma mudança no som de Madonna, incorporando elementos de pop, dance e funk, e consolidou seu status como a maior estrela pop do mundo.
•Into the Groove – Madonna
O sucesso da Madonna chegou a tais níveis que era uma questão de tempo dela chegar ao cinema. “Into the Groove” foi a trilha principal da comédia romântica “Procura-se Susan Desesperadamente” (1985), um dos filmes mais assistidos da década de 1980 e que passou inúmeras vezes na “Sessão da Tarde”.
A canção foi lançada na reedição do álbum “Like a Virgin”. “Into the Groove” captura o espírito da época e da cultura dance que nascia na década de 1980, mas que não soa datada em momento algum.
Temos aqui sintetizadores marcantes, bateria eletrônica e a voz poderosa de Madonna. Não precisa de mais nada.
•Like a Prayer – Madonna
“Like a Prayer”, lançada em 1989 no disco homônimo, é sem dúvida um dos maiores sucessos da carreira de Madonna e um marco na história da música pop.
Mais do que uma simples canção, a faixa se tornou um hino cultural, explorando temas religiosos, sociais e sexuais de forma provocativa e desafiadora, gerando grande controvérsia na época.
A música combina elementos de pop, gospel e soul, criando uma sonoridade única e contagiante. Não dá para ignorar o ritmo pulsante e o refrão memorável. Repare no coral gospel e nos cabelos castanhos escuros, em contraponto com a fase blonde.
•Hung Up – Madonna
Para não dizer que o sucesso da Madonna ficou apenas no século 20, vamos avançar e chegar em “Hung Up”, hit do álbum “Confessions On A Dance Floor” (2005).
A música combina elementos de disco, pop e dance. O resultado só poderia ser um som energético e contagiante.
Um dos elementos mais marcantes da música é o sample da introdução instrumental do single “Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight)” do ABBA.
No videoclipe, observe que Madonna, já bem madura, aposta em um visual retrô, tanto no penteado quando na roupa de dança, mas sem de forma alguma parecer ultrapassado.
* João Gabriel Pinheiro Chagas é diretor do Jornal da Cidade. E-mail: joaogabrielpcf@gmail.com