Município avalia subsídio para redução na tarifa de ônibus

Grande perda do número de passageiros pagantes é um dos obstáculos destacados pela Prefeitura

continua depois da publicidade

Em atenção resposta a um pedido de informações da vereadora Luzia Martins (PDT) sobre redução da tarifa do transporte público, a Secretaria Municipal de Defesa Social afirmou que o Município avalia a concessão de subsídio para possibilitar a redução da tarifa e/ou o aumento de linhas e horários em Poços de Caldas.

Para a Secretaria, os principais obstáculos enfrentados pelo município na busca pela redução da tarifa do transporte público urbano são a grande perda do número de passageiros pagantes e o alto valor necessário para que seja possível reduzir significativamente o valor da tarifa.

Para reduzir gradualmente o valor da tarifa do transporte público, a Secretaria Municipal de Defesa Social diz que é preciso ocorrer aumento significativo do número de passageiros pagantes (que independe da ação do município) e a concessão de subsídio por longo prazo.

“Para evitar problemas no equilíbrio econômico e financeiro da operação, o município, junto com a empresa, necessitou reduzir a sua frota operacional e quilometragem percorrida, resultando em diminuição de linhas e horários. Caso isso não tive sido feito, o sistema iria rapidamente se mostrar desequilibrado, já que o número de passageiros pagantes ainda está muito distante do previsto”, afirma.