Vizinhança pede mudança de local do Centro Pop
Moradores reclamam da presença do órgão na Cascatinha
O vereador Álvaro Cagnani (PSDB) assinou pedido de informações sobre a possibilidade de mudança de endereço do Centro Pop, localizado na Cascatinha, na Zona Leste de Poços de Caldas.
Em reunião realizada no final do mês de fevereiro na Prefeitura, entre a Secretaria Municipal de Promoção Social, o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) e servidores da administração municipal, os moradores de diversas ruas da Cascatinha apresentaram reclamações quanto à localização do Centro Pop e solicitaram estudos visando a mudança de localização daquela unidade.
Para o local atual, sugeriram a implantação de um Centro de Educação Infantil. Como proposta de mudança do Centro Pop, foi sugerido espaço na rua Capitão Fausto de Paiva, ao lado do nº26, no Centro, conhecido como Abrigo Isabel Coelho, propriedade doada por testamento, pelo ex-prefeito Sebastião Navarro Vieira Filho, para abrigamento para pessoas necessitadas.
O vereador aponta que com a transferência do Centro Pop, a Prefeitura não precisaria pagar aluguel, já que é proprietária do referido local, e, no novo endereço não haveria vizinhança com Centro de Educação Infantil, tal como ocorre na atual localização, na rua Miguel Couto.
“Ressalte-se a importância do trabalho social do Centro Pop, que visa atender as pessoas que tem problemas com bebidas e uso de drogas, num significativo trabalho de assistência da Promoção Social”, disse.
CENTRO POP
A nova sede do Centro Pop Direito e Cidadania, especializado no atendimento às pessoas em situação de rua, foi inaugurada no dia 18 de julho de 2017, com objetivo de oferecer um local mais amplo para possibilitar mais atividades e um melhor atendimento.
O objetivo da unidade é a ressocialização dos atendidos. O centro disponibiliza atendimento social, oficinas de artes, música e atividades de horta e jardinagem. Além de ser mais amplo, é também adaptado à acessibilidade.
O local está em consonância com a política nacional de assistência social e garante os direitos básicos das pessoas em situação de rua, que têm a oportunidade de reconstruir suas trajetórias de vida.
De segunda a sexta, o centro atende das 7h às 18h. Aos finais de semana, o horário é das 7h às 16h. A média de atendimento é de cerca de 40 pessoas. Durante a semana, as pessoas podem chegar às 7h, quando tomam café da manhã, banho e podem lavar suas roupas. Quem não participa das oficinas ajuda na manutenção da casa.
No almoço, eles recebem o tíquete do Restaurante Popular, e depois, podem retornar ao Centro Pop para as oficinas da tarde e lanchar. À noite, os atendidos são encaminhados para as entidades conveniadas com a Prefeitura. Aos finais de semana, a média de atendimento é de 20 pessoas, que têm todos os serviços ofertados, exceto as oficinas.
O centro providencia documentação e também o encaminhamento para o Caps AD, voltado aos usuários de álcool e drogas. Eles têm ainda acompanhamento psicológico, de assistência social e especializado ao migrante.