MPMG entrega equipamentos que revolucionam a exibição de provas no Plenário do Júri

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por intermédio da Coordenadoria Estadual das Promotorias do Tribunal do Júri do MPMG (Cojur), modernizou a exibição da prova no Plenário do Júri, ao adquirir 300 projetores de imagem e 300 apresentadores wireless. A entrega dos equipamentos aconteceu nessa terça-feira, 9 de maio, no I Tribunal do Júri do Fórum Lafayette.

As funcionalidades colocarão os jurados mais próximos dos fatos, proporcionando maior conhecimento na elucidação de casos. Todas as 298 comarcas de Minas Gerais receberão a ferramenta para uso dos promotores de Justiça que oficiam perante o Tribunal do Júri.

Estiveram presentes na solenidade, o procurador-geral de Justiça Adjunto Institucional, Carlos André Mariani Bittencourt, o coordenador da Cojur, promotor de Justiça Cláudio Maia de Barros, o juiz-presidente do I Tribunal do Júri, Ricardo Sávio de Oliveira, promotores de Justiça que atuam no Tribunal do Júri de Belo Horizonte e servidores do MPMG e do Fórum Lafayette.

NOTICIA03 _1_.jpg

De acordo com o coordenador da Cojur, Cláudio Maia de Barros, os novos equipamentos têm o objetivo de facilitar a apresentação de provas em Plenário aos jurados. “O MPMG quer que os jurados tenham plena ciência do conteúdo probatório contido efetivamente no processo, de modo que tenham transparência, clareza e facilidade de acesso ao material probatório”, disse.

Ainda segundo Cláudio Maia, a entrega dos equipamentos às 298 comarcas de Minas Gerais acontecerá de forma gradativa, por ordem alfabética, e a estimativa é de que até o início de junho todas as Promotorias já tenham recebido o material.

NOTICIA01 _2_.jpg

Para o juiz-presidente do I Tribunal do Júri, Ricardo Sávio de Oliveira, uma das iniciativas mais importantes implementadas recentemente no Tribunal do Júri foi a modernização dos trabalhos. “Hoje, todas as atas de julgamento, sentenças e documentos estão digitalizados. O objetivo era fazer com que não precisássemos mais de papel e, atualmente, conseguimos transferir tudo para o mundo digital. Quando fui informado de que o Ministério Público estava trazendo mais essa modernidade para o Plenário, fiquei muito satisfeito, não só pela possibilidade de fazer um trabalho mais visual e informativo, mas, também, por oferecer um recurso a mais na eliminação de papéis. Modernizar é o caminho”, afirmou.

O procurador-geral de Justiça Adjunto Institucional, Carlos André Mariani Bittencourt, afirmou que a entrega dos equipamentos é fruto de uma gestão cuidadosa da Cojur, que vem se empenhando em prestigiar a atuação do MPMG em uma das áreas mais importantes da Instituição, qual seja, o Tribunal do Júri. “Estamos dando um passo rumo ao avanço da tecnologia, a fim de que tenhamos melhores resultados nos Plenários e na elucidação dos delitos”, concluiu.

NOTICIA04.jpg

Funcionalidades

Por meio do projetor multimídia, poderão ser reproduzidos diferentes tipos de mídias (fotos, vídeos, documentos, dentre outros) em uma grande superfície, o que permitirá uma visualização fácil e clara do que se pretende exibir no Plenário.

O apresentador wireless, um pequeno controle remoto, permitirá ao promotor aumentar, exponencialmente, o efeito de ampliação do zoom, sem perder a qualidade da imagem. Por meio da opção “destaque”, pode-se ampliar os detalhes; e da função laser, apontar com precisão para as informações.

A função freeze permite que se congele uma cena, enquanto o vídeo continua sendo exibido, normalmente. Essas e outras funcionalidades facilitarão o entendimento dos fatos e aproximarão a prova do seu destinatário: os jurados.

Portanto, a nova ferramenta, aplicada ao Tribunal do Júri, irá contribuir com:

– Desenvolvimento e modernização do procedimento;

– Maior clareza na exibição da prova em Plenário de Júri;

– Maior desenvoltura na atuação do promotor de Justiça na defesa do direito à vida;

– Aproximação dos jurados com a prova colhida durante toda investigação e instrução

processual.

NOTICIA02 _2_.jpg

Fonte: Ministério Publico MG