Movimento Modernista Verde de Cataguases recebe homenagem
Os 90 anos do Movimento Modernista Verde de Cataguases (Zona da Mata) serão celebrados pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em Reunião Especial agendada para esta quinta-feira (24/10/19), às 20 horas, no Plenário. O requerimento tem como primeiro signatário o deputado Fernando Pacheco (PHS).
O movimento surgiu em 1927 e durou até 1929, no contexto do modernismo brasileiro, que buscava novas formas de expressão, sobretudo na literatura e nas artes plásticas. A Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo no ano de 1922, é considerada o marco inicial do modernismo.
Em Cataguases, os nove jovens do Movimento Verde criaram uma revista literária e uma editora, também chamadas Verde. Segundo Rivânia Maria Trotta Sant’Ana, autora do livro O Movimento Modernista Verde de Cataguases-MG: 1927-1929, eles fizeram experiências linguísticas bastante inovadoras em seus textos.
A publicação teve, ainda, de acordo com a autora, colaboração de escritores já renomados àquela época, entre os quais Carlos Drummond de Andrade, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Pedro Nava, Murilo Mendes, entre outros, o que provavelmente ampliou a visibilidade da revista.
Para o deputado Fernando Pacheco, é fundamental reconhecer o legado que a publicação deixou para a cultura nacional. “A Verde foi a única revista modernista do interior do País”, salienta. Segundo ele, se hoje Cataguases é reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como uma das cidades mais importantes do modernismo brasileiro, não há dúvida de que o título começou a ser construído com a publicação.
“Vamos celebrar com familiares dos escritores, historiadores, professores, políticos e profissionais da cultura os 90 anos desse Movimento Verde que colocou Cataguases no mapa da cultura nacional. Será um momento de reconhecer o pioneirismo e a coragem de uma cidade que, à época, contava com pouco mais de 16 mil habitantes”, afirma.
Integraram o movimento Rosário Fusco, Francisco Ignácio Peixoto, Ascânio Lopes, Guilhermino César, Camillo Soares, Christóphoro Fonte-Bôa, Oswaldo Abritta, Martins Mendes e Henrique de Resende.
Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.