Morre Julieta Cagnani Gouveia, idealizadora do Memorial do Imigrante Italiano

Ela foi uma grande entusiasta e incentivadora da valorização da imigração italiana em Poços de Caldas

continua depois da publicidade

Morreu no domingo, 19, aos 99 anos de idade, Julieta Cagnani Gouveia, idealizadora do Memorial do Imigrante Italiano, construído na Praça do Imigrante, ao lado da Estação Fepasa/Mogiana, no Centro de Poços de Caldas.

Há alguns anos, ela enfrentava problemas de saúde decorrentes da idade que a deixaram bastante debilitada.

Julieta era descendente de imigrantes italianos que vieram para o país e o forte vínculo familiar com a Itália fez com que fosse uma grande entusiasta da valorização da cultura ítalo-brasileira.

A imigração italiana se espalhou por vários pontos do Brasil e também chegou a Poços de Caldas, contribuindo para a formação da cidade, tanto em elementos culturais quanto econômicos.

A chegada dos primeiros imigrantes italianos em Poços de Caldas aconteceu poucos anos após a fundação da cidade, em 1872. Tanto que o município é um dos maiores do Sul de Minas em número de descendentes italianos.

continua depois da publicidade

Toda essa incorporação de elementos da cultura italiana na construção da estância era um assunto que fascinava Julieta.

Para homenagear esse processo fundamental na formação de Poços de Caldas, foi idealizadora do Memorial do Imigrante Italiano, e articulou junto à Câmara Municipal do período, através do vereador Álvaro Cagnani, que é seu sobrinho, e à Prefeitura, por conta da simpatia pelo assunto do então prefeito Paulo Tadeu D’arcádia (2001-2004), a concretização do projeto, que destaca a importância da colônia italiana na cidade.

Depois, em setembro de 2005, Julieta doou ao Museu Histórico e Geográfico um acervo de documentos sobre os imigrantes italianos que se estabeleceram em Poços de Caldas. Foi ela quem fez toda a pesquisa. Além de textos, havia muitas fotos que registram a adaptação dos italianos na cidade.

Julieta atuou também por vários anos como colaboradora do Jornal da Cidade, através da publicação de textos e fotos sobre a presença da colônia italiana em Poços de Caldas.