Moção de Repúdio cobra providências sobre o Funicular
Equipamento está em completo estado de abandono
Os vereadores aprovaram na sessão ordinária de terça-feira, 7, uma Moção de Repúdio de autoria do vereador Silvio Assis (MDB) aos órgãos competentes do município que são responsáveis pelo Funicular, localizado na travessa Manoel Dias Simões, ao lado do prédio da Câmara Municipal, que liga até o Complexo Santa Cruz.
A edificação localizada no Centro de Poços de Caldas foi projetada para receber um hotel e o Funicular implantado (como se fosse um elevador) para levar os hóspedes até o alto onde se encontra a construção. O equipamento foi fabricado por Pricoli & Pricoli Ltda, hoje a empresa Elevadores Ergo Ltda.
continua depois da publicidade
VEÍCULO SOBRE TRILHOS
O Funicular é um veículo que anda em trilhos cuja tração é feita por cabos ou cordas para vencer o espaço a ser percorrido ou uma encosta, que é o caso do referido. Há anos ele está sem funcionar, parado na estação existente no alto da edificação e sem nenhum tipo de manutenção, nem ao menos para preservá-lo.
Em 2018, um requerimento da Câmara denunciou o roubo dos cabos do Funicular e as fiações do Complexo Santa Cruz. Em resposta, a Prefeitura relatou que foram realizadas buscas nos arquivos da Secretaria de Governo e não foram identificados nenhum registro de contratação de empresa para realizar a manutenção do Funicular.
Atualmente, o equipamento está em total estado de abandono e depredação, restante apenas um esqueleto estrutural.
continua depois da publicidade
“Um outro agravante é o risco que o mesmo traz aos moradores das edificações da travessa Manoel Dias Simões onde ele se encontra, pois pode se soltar, ou até mesmo ser solto e descer por toda a estrutura onde se encontra os trilhos e causar acidentes, podendo atingir a interseção com a rua Junqueiras”, argumenta o vereador.
Ele complementa a moção solicitando que providências sejam tomadas de imediato a respeito do Funicular do Completo Santa Cruz, que está totalmente desocupado e atualmente encontra-se inativo.
A Prefeitura tenta vender o imóvel, mas ainda não teve sucesso.