Mau cheiro do Ribeirão da Serra é alvo de reclamações
Para a vereadora, o odor é um indicador de que as condições dos rios não são tão boas
A vereadora Regina Cioffi (Progressistas) é autora do pedido de informações sobre o mau cheiro no Ribeirão da Serra que corta o Centro de Poços de Caldas.
Ela destaca que no período de seca e tempo seco a poluição dos rios é causada por ligações irregulares de esgoto doméstico e que sem chuvas o volume de água diminui, a sujeira fica mais concentrada e o mau cheiro se prolifera.
continua depois da publicidade
Para a vereadora, o o mau cheiro é um indicador de que as condições dos rios não são tão boas quanto deveriam ser, por conta do índice de tratamento de esgoto já implantado na cidade.
Como é frequente sentir o mau cheiro do Ribeirão da Serra, que corta a área central, a vereadora questiona qual o real índice de esgoto tratado no município, solicitando o envio de mapeamento das ETEs e das regiões tratadas.
Outra dúvida é saber qual estação trata o Ribeirão da Serra, principalmente nas proximidades do Shopping, ponto em que o mau cheiro é mais frequente.
Regina pede ainda o envio de cronograma de fiscalização, bem como autuações dos casos de ligações clandestinas e ações efetivas para abortar esse crime ambiental.
Por fim, a vereadora pede informações sobre qual é o procedimento do DMAE para busca ativa de ligações clandestinas na cidade e quantas ligações clandestinas foram detectadas nos últimos dois anos e em quais as regiões.