Marina Week, maior evento do mar no Brasil, acontece de 1º a 5 de junho

A edição deste ano do conceituado evento sobre o mar – a Marina Week – traz novidades.

Realizado pela Scientific American Brasil e a Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano, vinculada aos institutos Oceanográfico e de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), o evento propõe a discussão de questões cruciais para o futuro do oceano, com foco na sustentabilidade e na cultura do mar.

A semana do mar de São Paulo, como também é conhecido este espaço para o encontro de ambientalistas, pesquisadores, estudantes, educadores, gestores públicos, profissionais do mercado, artistas, velejadores, mergulhadores, surfistas e todos os amantes do mar, é totalmente gratuita, e também direcionada ao público em geral.

continua depois da publicidade

Neste ano, em conexão com a Década das Nações Unidas para a Ciência Oceânica para a Sustentabilidade do Oceano (2021-2030), serão propostas discussões sobre como estará o mar em 2030, com e sem as medidas de conservação possíveis e necessárias.

Para esse debate, estão previstas apresentações sobre mudanças climáticas, a conservação da biodiversidade, poluição marinha e o impacto na sociedade.

E para divulgar e difundir a produção cinematográfica com o tema do oceano serão realizados na Marina Week 2022 a I CineMarina – Mostra Internacional de Cinema do Mar e encontros com documentaristas renomados para apresentar e discutir produções nacionais sobre o mar.

continua depois da publicidade

Na mostra, serão exibidos filmes internacionais selecionados no Ocean Film Festival World Tour – mostra surgida na Austrália, em 2015, e reconhecida como o principal festival internacional de cinema do mar. Essa é a primeira vez que o festival, já na 9ª edição, chega ao Brasil.

Outras regiões de exibição são na Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos da América, Reino Unido, Itália, Espanha e China.

Vale ressaltar que os filmes estrangeiros serão legendados em português e a exibição será no Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, com capacidade para mil lugares.

Além de seminários e exibição de filmes, o evento conta com o Cais do Porto – espaço de múltiplas atividades práticas e sensoriais que serão o porto de partida da semana -, além de painéis temáticos sobre mergulho, vela, náutica e surf e outras atividades. O evento tem o patrocínio da Repsol Sinopec Brasil, Sebrae e apoio da Braskem.