Mais uma empresa australiana fará exploração de terras raras em Poços

Viridis Mining and Minerals adquiriu o projeto Colossus, localizado na mesma área onde está o ativo que levou à aquisição da Meteoric Resources

continua depois da publicidade

Outra empresa de exploração mineral da Austrália desembarcou em Minas Gerais em busca de terras raras. Depois da Meteoric Resources com o projeto Caldeira, adquirido da Togni S/A Materiais Refratários por R$ 20,2 milhões e devendo iniciar os trabalhos de exploração em janeiro, a Viridis Mining and Minerals adquiriu o projeto Colossus, localizado na mesma área em Poços de Caldas onde está o ativo que levou à aquisição da Meteoric Resources.

A Viridis contratou a Hidroex para iniciar um programa de exploração no projeto de terras raras Colossus, já nomeou diretores no Brasil e pretende iniciar a campanha ainda neste mês.

O que é
As terras-raras são compostos minerais extraídos em lugares específicos do planeta e que são utilizados por várias indústrias, em especial na produção de energia renovável (turbinas eólicas e células fotovoltai-cas), cabos, ímãs, baterias, entre outros produtos e equi-pamentos.

Atualmente, estima-se que a China é o páis com as maiores reservas de terras raras comprovadas, compondo 44 milhões de toneladas.

O Brasil é o segundo colocado, com 22 milhões, junto com o Vietnã. Já a Russia é a quarta, com 12 milhões e a Indía a quinta, com 6,9 milhões de toneladas.