PM apreende 157 micropontos de LSD
Na sexta-feira, 4, PM apreendeu LSD na rua Marechal Deodoro
Na tarde de sexta-feira, 4, a Polícia Militar apreendeu 157 micropontos de LSD na rua Marechal Deodoro, na área central de Poços de Caldas.
O material estava dentro de um carro ocupado por dois homens e dois adolescentes, que foram presos e apreendidos em flagrante após uma abordagem policial. A ação teve início durante o patrulhamento feito por uma guarnição da Rotam no Centro, após o veículo ocupado pelos envolvidos despertar suspeitas nos policiais.
[om_gmap zoom=”15″ lat=”-21.7863296″ lng=”-46.5629999″ ] Na residência de dois deles, na avenida Fosco Pardini, no Jardim Quisisana, os policiais foram apreendidas mais sete buchas de maconha e dois rádios sintonizados na frequência da PM. Em outra residência, no bairro São José, foram encontrados dois cartuchos de munição calibre 12.
A quantidade de drogas apreendida chamou a atenção da PM, já que não é comum a apreensão de LSD na cidade. A última grande apreensão deste tipo de droga em Poços foi em 2015, quando 50 micropontos estavam sendo transportados em um ônibus intermunicipal. A PM avalia que cada microponto é vendido ao custo de R$ 50. Se todos os micropontos apreendidos na rua Marechal Deodoro fossem vendidos, a arrecadação bruta seria de R$ 7.850.
Dos quatro envolvidos, nenhum assumiu a propriedade das drogas que estavam no veículo. No entanto, todos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil e serão indiciados por tráfico de drogas. Os maiores de idade, além de tráfico, também serão indiciados por aliciamento de menores.
O QUE É
O LSD (Dietilamida do Ácido Lisérgico) é uma substância sintética semelhante às presentes em um fungo denominado Claviceps pupurea.
O uso normalmente é feito pela via oral, colocando-se uma pequena gota do líquido embaixo da língua. Alguns usuários preferem, no entanto, colocar a substância em um pequeno pedaço de papel e, posteriormente, colocá-la sob a língua. O LSD é uma droga bastante forte, por isso poucas quantidades são necessárias para que haja um grande efeito. Estima-se que se uma pessoa utilizar uma dose de 50 microgramas, o efeito pode durar até 12 horas
O LSD provoca diversas sensações e alterações na capacidade de percepção de tempo e espaço. Em razão dessas sensações, a droga passou a ser usada principalmente em locais como shows e festas, que se tornam mais “divertidas e diferentes”.
Apesar de algumas sensações experimentadas serem agradáveis para alguns usuários, é comum a ocorrência das chamadas “bad trips”. Esse quadro provoca ansiedade, pânico, e delírios que podem geras graves consequências, uma vez que a pessoa perde a capacidade de diferenciar o que é real do que não é.
Dentre as principais complicações ocasionadas pelo uso da droga, destaca-se o desenvolvimento de quadros psicóticos, que podem ser rápidos ou prolongados. O que determinará a gravidade desse problema será a predisposição do usuário. Além disso, podem ocorrer depressão e um aumento dos sintomas de quadros psicológicos já estabelecidos.