Livro de escritora poços-caldense é finalista do Prêmio Book Brasil
Senti Saudade das Cores foi escrito por Leila Vilhena, com desenhos de Gabriela Sakata
O livro infantil Senti Saudade das Cores, da escritora poços-caldense Leila Vilhena, é uma das obras finalistas do III Prêmio Book Brasil.
O livro une uma boa história de aventura e imaginação, com belas ilustrações e foi publicado em 2021 através do concurso internacional de originais da Helvetia Editón.
continua depois da publicidade
A escritora de Poços de Caldas revela que trabalha com literatura infantil há mais de 15 anos e que adora livros para crianças, tal qual suas ilustrações.
“Essa mistura encanta nossa imaginação, mas eu nunca tinha pensado em escrever, mas veio então o ‘Senti saudade das cores’, que é uma história poética, que se inspira nas possibilidades da literatura fantástica para se aproximar de forma lúdica dos pequenos leitores”, comenta a autora.
A história acompanha a aventura de uma garota que nasceu em um mundo colorido, mas precisa se mudar com os pais para outro lugar e quando chega lá vê-se em um universo cinza e sem cores.
Já quase se acostumando a viver nesta sua nova morada, recebe uma carta mágica, que a leva por uma viagem fantástica. O livro ainda conta com lindas ilustrações da artista paulista Gabriela Sakata.
A primeira edição do prêmio Book Brasil aconteceu em janeiro de 2020 com uma proposta diferente, arrecadar livros dos concorrentes para doa-lo a instituições que atuam com crianças e adolescentes. Em 2022, em sua terceira edição, o Prêmio beneficiará a Biblioteca Mundo Da Lua (RJ).
continua depois da publicidade
QUEM É QUEM
Leila Vilhena é apaixonada por gatos. Sempre que escreve, está com algum dois que possui por perto (entre as páginas 36 e 37 deste livro, o leitor vai encontrar ela com um deles pendurado no seu pescoço).
Além da companhia dos gatos, o que ela mais gosta de fazer para criar suas histórias é observar o mundo. Por isso já caminhou sobre a Muralha na China, visitou o lugar mais bonito do mundo, na Guatemala e voou de balão na Capadócia. Estudou no Chile, na Argentina e Portugal para aprender como juntar tudo isso e contar boas histórias.
Senti Saudade das Cores foi sua primeira aventura escrevendo um livro para crianças e com ele Leila foi uma das vencedoras do primeiro concurso de literatura infantil da Editora Helvétia.
Já a ilustradora Gabriela Sakata, também conhecida como Bibi, também é educadora. Formada em Artes Visuais, Bibi começou sua trajetória no mundo da ilustração por acaso.
Sempre foi apaixonada pelas artes e decidiu começar a postar desenhos na internet para voltar a desenhar, uma paixão que tinha desde a infância, e desde então não parou mais.
As artes sempre foram capazes de transportá-la para longe, possibilitando mergulhos inesperados em diferentes temas e narrativas. Segundo Bibi, a experiência de trazer um pouco de cor e forma para Senti Saudade das Cores e se jogar nessa aventura com a Leila foi incrível e muito inspiradora.