Jornal da Cidade passa a circular em formato digital de terça a sexta

Aos fins de semana, jornal continua circulando também na versão impressa

A quatro meses de completar 32 anos de fundação, o Jornal da Cidade anuncia a mudança mais importante de sua história: a partir de terça-feira, 2 de julho, passa a circular exclusivamente de forma digital de terça a sexta, e na edição do fim de semana, também na versão impressa.

Possivelmente, é um dos primeiros jornais de Minas Gerais a utilizar o formato digital exclusivamente durante a semana e também impresso aos fins de semana.

O formato misto é uma tendência cada vez maior entre jornais brasileiros. Há vários casos de jornais que migraram para a versão digital durante a semana, mantendo a versão impressa apenas no fim de semana, uma vez que ainda existe uma parcela de leitores que preferem ler no papel, o que também motivou o Jornal da Cidade a manter sua versão impressa no fim de semana, período em que as pessoas têm mais tempo e disponibilidade, sem o corre-corre diário que muitas vezes acaba inviabilizando a leitura de jornais.

Vale lembrar que os cinco maiores jornais do país já possuem mais assinantes na versão digital do que na versão impressa. A tendência não chega a ser novidade no próprio Jornal da Cidade, que já circulava desde abril de 2013 de forma digital e impressa, no entanto, as versões circulavam simultaneamente até então.

Agora, durante a semana, será veiculada apenas a versão digital, disponível para assinantes via WhatsApp ou e-mail e em vendas avulsas no site do jornal, enquanto no fim de semana, estarão disponíveis as versões impressa e digital, para assinantes, em bancas físicas e no site.

A decisão de migrar para a versão digital de forma exclusiva foi planejada durante todo o primeiro semestre deste ano. O Jornal da Cidade realizou uma pesquisa entre leitores e assinantes que apontou a boa receptividade em seu formato digital e também a aceitação em uma eventual circulação majoritariamente nesta versão.

Na migração do impresso para o digital, além da já mencionada tendência de mercado, também pesam os custos operacionais para a produção de um jornal impresso. A instabilidade da economia, por exemplo, impacta no valor do dólar, uma vez que grande parte da matéria-prima adquirida é importada da China e por isto, sujeita às variações da moeda americana.

Desta forma, diante do apelo tecnológico das pessoas em utilizar cada vez mais aparelhos como smartphones, notebooks e tablets, e considerando ainda o aumento do interesse pela nossa versão digital, o Jornal da Cidade optou em ser pioneiro em Poços de Caldas e no Estado, e passa agora a circular de forma mista: digital e impresso, mas sem ser de forma simultânea.

Na prática, pouco muda aos leitores habituais, acostumados à credibilidade da análise informativa e crítica que o jornal apresenta todo dia sobre o que acontece de mais importante em Poços de Caldas.