Jardim Botânico preserva espécies ameaçadas de extinção
Desde o ano passado, equipe faz trabalho de preservação de 14 espécies
Desde o ano passado, a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas, realiza trabalhos a fim de preservar as espécies da flora do Planalto de Poços de Caldas que estão ameaçadas de extinção.
A equipe do Departamento Técnico-Científico, através de metodologias, visa tirar da lista vermelha as 14 espécies encontradas dentro do Planalto que estão em risco de desaparecimento.
CATÁLOGO
A primeira fase deste trabalho foi identificar e catalogar estas espécies, incluindo seu mapeamento com o auxílio de um GPS. Posteriormente, foi iniciada a coleta de sementes destas espécies para a produção de mudas, muitas destas coletas são realizadas no município de Caldas.
No caso das pteridófitas (samambaias), a equipe faz a coleta da própria planta, com a retirada de seus esporos, parte da samambaia usada para germinação, e levada para multiplicação no laboratório de cultivo in vitro da FJBPC. Os trabalhos começaram no segundo semestre do ano passado, desde então a instituição vem obtendo considerável sucesso na produção de mudas de 9 espécies: o cedro-rosa, cedrinho-do-brejo, palmito-juçara, canela-sassafrás, pinheiro-brasileiro, catuabinha-do-campo e Sinningia striata (sem nome popular).
Entre as pteridófitas, a Dicksonia sellowiana (xaxim verdadeiro) e a Cheilanthes regnelliana (sem nome popular) foram as que conseguiram ser desenvolvidas. O próximo passo é usar estas mudas nos plantios de recuperação de áreas degradadas e a reintrodu-ção na natureza. Para conhecimento dessas espécies, o Jardim Botânico também irá lançar, em breve, um guia fotográfico com todas as 14 espécies ameaçadas para que haja colaboração da comunidade na preservação e conservação ambiental.