Jacques receberá Diploma de Honra ao Mérito da Câmara

Entrega da homenagem está marcada para dezembro

O vereador Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB) é autor do projeto de Decreto Legislativo que concede o Diploma de Honra ao Mérito a Jacques Rodrigues de Carvalho, do Pronto-Socorro de Assistência Social do Jacques, de Poços de Caldas.

Aprovada em setembro desse ano, a honraria será entregue ao homenageado em sessão solene da Câmara, agendada para o mês de dezembro.

continua depois da publicidade

Flavio esteve na entidade, recentemente, ocasião em que entregou uma cópia do Decreto Legislativo aprovado pelos vereadores. Com 91 anos, Jacques segue trabalhando ativamente pelos mais necessitados.

“Uma vida dedicada à caridade e ao amor ao próximo, assim pode ser definida a existência de Jacques Rodrigues de Carvalho. O vigor e a vitalidade dele são impressionantes e poder acompanhar tudo isso é muito bom”, ressaltou o parlamentar.

QUEM É QUEM
Natural de Campestre, Jacques já possui o Título de Cidadania Poços-caldense. No final do ano, ele retorna à Câmara para, novamente, ser homenageado.

“Não há coisa melhor do que fazer o bem e tirar a dor das pessoas. O pouco que você faz, perante Deus se transforma em muito”, disse Jacques emocionado, entre uma contação e outra das inúmeras histórias que viveu ao longo dos mais de 60 anos dedicados a fazer a diferença na vida de dezenas de milhares de pessoas atendidas por ele e pela sua obra social.

No Projeto aprovado pela Câmara, Flavinho conta um pouco da história de vida de Jacques que, após concluir os cursos de Odontologia e de Prótese Especializada, em São Paulo (SP), iniciou seu trabalho no Pronto-Socorro de Assistência Social, inclusive com atendimentos dentários.

continua depois da publicidade

Em 1972, eram 20 famílias acompanhadas. Aliado a isso, já havia também a distribuição de itens como medicamentos, doação ou empréstimo de cadeiras de rodas, camas hospitalares, muletas e andadores.

A obra social de Jacques também encaminhava pessoas em situação de rua para albergues e alcoolistas para atendimento. Com mais de seis décadas de trabalho totalmente voluntário, as ações sempre contaram e ainda contam com muitos outros voluntários.

As doações recebidas de empresas e da comunidade em geral viabilizam a distribuição de cestas básicas, curativos, cobertores, móveis comuns e hospitalares.

O legado e o exemplo da prática do amor ao próximo, da caridade e da solidariedade, Jacques recebeu de sua mãe, que também não recusava atender a quem quer que fosse que a procurasse, pedindo ajuda.

E assim, em meio a este ambiente de caridade, o menino Jacques cresceu e trouxe consigo a continuidade da missão de Dona Emiliana.

A esposa Gisélia, mais conhecida como Dona Zélia e falecida em 1992, foi uma grande parceira da obra de caridade, como também testemunharam os quatro filhos do casal: Giselia, Jacques, Jacqueline e Saulo, este último, já falecido.