Secretaria de Saúde adquire 54 itens para Fisioterapia Respiratória
Objetivo é atender a demanda de tratamento fisioterápico de urgência
continua depois da publicidade
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Regulação de Fisioterapia, fez a aquisição de 54 equipamentos direcionados para fisioterapia respiratória.
São nove Circuitos de Ventilação Mecânica Não Invasiva, 20 unidades de Respiron (inspirômetro de incentivo), 15 unidades de Shaker (exercitador respiratório e incentivador da higiene brônquica de oscilação oral de alta frequência) e 10 unidades de Power breathe (aparelho utilizado no treinamento muscular inspiratório).
O Regulador de Fisioterapia da Secretaria de Saúde, João Carlos Naldoni Jr., falou sobre a importância da aquisição dos equipamentos.
“Os equipamentos de fisioterapia respiratória são imprescindíveis para o acompanhamento e o tratamento fisioterapêutico de urgência e emergência e vão agregar qualidade e efetividade na fisioterapia realizada nesses serviços. Equipamentos como power breathe e a Ventilação Mecânica Não Invasiva representam o que há de mais atual em fisioterapia respiratória auxiliando muitas vezes a evitar a entubação do paciente em crise respiratória ou a insuficiência respiratória, um grande investimento na qualidade dos serviços”, disse.
Os novos equipamentos foram distribuídos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital Municipal Dona Margarita Morales.
O que é
A fisioterapia respiratória é um conjunto de técnicas manuais que podem ser preventivas ou curativas e tem como objetivo mobilizar secreções, melhorar oxigenação do sangue, promover reexpansão pulmonar, diminuir o trabalho respiratório, reeducar a função respiratória e prevenir complicações.