Isolamento social em Poços sobe, mas está abaixo da média em Minas

Poços apresentou o maior índice de isolamento entre as maiores cidades do Sul de Minas


Poços de Caldas apresentou o maior índice de isolamento na semana passada entre as maiores cidades do Sul de Minas.

Os dados são da In Loco, empresa de segurança que usa a geolocalização de uma base de dados com mais de 60 milhões de dis-positivos móveis em to-do o Brasil, e divulgado pelo G1/Sul de Minas. Os números apontam que o índice de isolamento na cidade na semana passada foi de 49,25%.

Atualmente, em Minas Gerais, a média de isolamento é de 62,5%. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 70% é o índice mínimo para impedir a alta disseminação do novo coronavírus.

EVOLUÇÃO
Os dados da In Loco mostram que na primeira semana de março, entre os dias 1º e 7, com o início da preocupação com o novo coronavírus, o índice de isolamento em Poços de Caldas era de 20,70%. Na semana seguinte, entre os dias 8 e 14, o índice subiu para 21,15%.

Entre os dias 15 e 21, quando decidiu-se pelo início do isolamento social, o número pulou para 35,04%. O índice entre os dias 22 e 28, quando ocorreu a primeira semana do fechamento do comércio, foi de 56,87%. Foi nesta semana que também foi revelado o primeiro caso da doença na cidade.

Na primeira semana de abril, o índice caiu para 52% e na semana seguinte ficou pouco acima de 50%. Na semana passada o índice continuou caindo e chegou a 49,25%, o que mostra um afrouxamento da população no isolamento social.

Poços de Caldas é a quarta cidade do Sul de Minas em número de casos confirmados do novo coronavírus. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, são 10 casos confirmados e uma morte na cidade, com 504 notificações.

FUNCIONAMENTO
O software é integrado a aplicativos de parceiros da empresa e coleta apenas a localização dos celulares. O dado é calculado com base em quem sai ou entra em bairros. O software considera que quem saiu de um bairro para outro não está em isolamento.