INB troca telhas de galpão que faz estocagem de Torta II em Caldas

Resíduo precisa ser estocado seguindo normas rígidas de segurança

A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) realizou a substituição das telhas da cobertura e do fechamento lateral do galpão utilizado para estocagem de Torta II na Unidade em Descomissionamento de Caldas (UDC), em Minas Gerais.

A atividade terminou no dia 18 de junho, após um mês de seu início, sem ocorrência de incidentes ou acidentes. O trabalho foi fiscalizado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

continua depois da publicidade

A troca foi programada devido à necessidade de renovação nas telhas que cobrem o galpão onde estão armazenados tambores com Torta II, resíduo proveniente do tratamento químico do minério da monazita que precisa ser estocado seguindo normas de segurança.

A INB contratou uma empresa para o fornecimento de materiais, de equipamentos e de mão de obra especializada. Antes do início das atividades no galpão, todos os envolvidos na operação passaram por treinamentos de proteção radiológica, segurança do trabalho, aspectos operacionais, plano de emer-gência e primeiros socorros.

APROVAÇÃO
Todos os procedimentos foram aprovados pela CNEN antes do início do trabalho. No decorrer da atividade, foram realizadas inspeções para avaliar o cumprimento dos controles radiológicos dos trabalhadores, as ações para evitar dispersão de material e a gestão dos rejeitos que foram adotadas pela INB.

O órgão informou à empresa, através de relatório, que não encontrou nenhuma “não conformidade” na operação. Foram substituídas todas as telhas do galpão, totalizando uma área de 1.300 m².

As novas telhas são mais resistentes, sendo constituídas de aço galvanizado, com largura de um metro e comprimento variável de acordo com as dimensões da edificação.