INB pretende vender em 90 dias 15 toneladas de Torta II estocadas

Material está armazenado em Caldas e outras duas unidades

continua depois da publicidade

A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) lançou na quinta-feira, 13, o edital de Oferta Pública de Torta II (Hidróxido de Urânio, Tório e Terras Raras).

O objetivo é vender as 15.424 toneladas métricas de material que se encontram armazenadas na Unidade em Descomissionamento de Caldas, na Unidade em Descomissionamento de São Paulo e na Unidade de Estocagem em Botuxim, as duas últimas localizadas no Estado de São Paulo.

Os interessados devem apresentar sua proposta para a INB em até 90 dias, de acordo com as regras es-tabelecidas no edital. Será declarada vencedora a proponente que apresentar a maior oferta de preço.

Torta II
O material denominado Torta II é um subproduto do processamento químico de monazita na Usina Santo Amaro (USAM), das décadas de 1950 a 1990.

É considerado um resíduo de baixo nível de radioatividade e precisa ser estocado seguindo normas de segurança. A monazita era processada para produzir compostos de terras raras, utilizados em cerâmicas, composição de materiais eletrônicos, super-condutores, imãs permanentes e ligas metálicas especiais.