Hospital Unimed Poços reduz taxa de infecção pela metade
Em 2021, o índice registrado foi de 2,35%
continua depois da publicidade
O Hospital Unimed Poços de Caldas registrou uma melhoria contínua na segurança hospitalar ao reduzir a Taxa de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) em 2023.
Os números do último ano revelam uma taxa de 1,16%, representando uma queda significativa em relação a 2021, que foi de 2,35% e 1,42% em 2022.
Essa realização é resultado do comprometimento de toda equipe multidisciplinar e da gestão eficiente do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).
Com uma equipe de observadores dedicados, o hospital monitora de perto práticas essenciais, implementando campanhas internas para conscientização de profissionais de saúde e colaboradores, capacitação técnica com equipe multidisciplinar e visitas técnicas aos setores críticos.
“Este é um resultado conjunto do SCIH e equipe multidisciplinar. No Hospital Unimed percebemos o engajamento e a preocupação de toda equipe para a segurança do paciente, como a prevenção de infecções. Em 2022 criamos um time de observadores de higienização das mãos para avaliar como está presente esta cultura na instituição. Com esse monito-ramento, possuímos indicadores com uma média de 70% de adesão. A partir disso, buscamos estratégias para melhorar de forma contínua essa taxa e, consequentemente, diminuir ainda mais o nosso índice de infecção” avalia o enfermeiro do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), José Victor de Oliveira Júnior.