Morre o ex-pracinha Gonçalo Colhado

Ex-combatente na 2ª Guerra Mundial estava internado desde terça-feira

Morreu por volta das 3h desta sexta-feira, 15, em Poços de Caldas, o ex-pracinha Gonçalo Colhado, aos 96 anos.

Ele estava internado no Hospital Unimed desde terça-feira, 12, após apresentar problemas cardíacos. Desde então, o quadro clínico não apresentou melhoras e ele acabou falecendo na madrugada desta sexta. O velório ocorrerá no Velório Municipal a partir de 11h30 e o sepultamento ocorrerá às 17h, no Cemitério da Saudade.

QUEM É QUEM
Gonçalo Colhado é um dos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que ainda moravam em Poços de Caldas. Ele entrou no Exército como voluntário, em 1942, quando se alistou na unidade de Pouso Alegre. Depois, seguiu para o Rio de Janeiro e posteriormente serviu no Nordeste, na defesa do litoral brasileiro.

No entanto, ele não chegou a participar do conflito na Europa, mas a sua participação como ex-pracinha marcou sua trajetória militar, tendo sido homenageado em várias ocasiões, inclusive, com a Medalha da Vitória, concedida a militares que contribuíram com o Exército. Gonçalo também foi homenageado pelo Tiro de Guerra de Poços de Caldas, sendo destacado na Galeria dos Ex-integrantes da FEB.

Além da atuação marcante no Exército, Gonçalo também trabalhou no Departamento Municipal de Eletricidade (DME).

Mais recentemente, Gonçalo Colhado se notabilizou pela criação do Pomar da Rua Ceará, que ele cuidava diariamente em frente à casa onde mora, com árvores frutíferas de várias espécies que o ex-combatente deixa de legado para as futuras gerações.


Faça uma assinatura trimestral digital do Jornal da Cidade por apenas R$ 30 e ganhe 2 ingressos para qualquer sessão no Centerplex Cinemas. Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!

Compre a edição digital do dia por apenas R$ 1! Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!