ONG trabalha na recuperação de galpões ferroviários
Deputados estaduais visitaram três cidades no fim de semana
O trabalho de recuperação dos galpões ferroviários da antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA), no Sul de Minas, desenvolvido pela ONG Circuito Ferroviário Vale Verde motivou visita de deputados.
A Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) esteve nos municípios de Lavras, Bom Sucesso e Ribeirão Vermelho, no sábado, 9.
O presidente do Circuito Ferroviário Vale Verde, César Mori Júnior, explicou que a associação mantém um acordo com a Ferrovia Centro Atlântica há mais de cinco anos e já obteve a anuência para operar um trem turístico entre Lavras e Varginha. Segundo ele, o projeto está na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), já possui locomotiva em funcionamento e aguarda recursos para os carros de passageiros e para a reforma da linha.
César Mori Júnior destacou que o trecho fazia parte das concessões operadas pela Ferrovia Centro Atlântica. Entretanto, a empresa deixou de utilizá-lo, em especial os pontos que passavam dentro dos municípios, operando apenas a rota de escoamento do minério.
Com o passar do tempo, as máquinas e oficinas viraram local de depredação e roubos. Após conseguir a cessão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o Circuito Ferroviário Vale Verde passou a buscar recursos e doações para a recuperação das máquinas, da linha e das oficinas abandonadas.
“Estamos lutando para que os recursos da multa gerada pelo abandono da linha sejam utilizados diretamente na sua recuperação. Uma das nossas metas é recuperar o antigo trem romeiro que operava de Lavras até Aparecida do Norte, em São Paulo”, destacou.
LOCOMOTIVAS ABANDONADAS
Durante a visita, a comissão esteve em um pátio no município de Bom Sucesso que conta com dezenas de locomotivas abandonadas. Também foram visitadas a sede do Circuito Ferroviário Vale Verde, em Lavras, que já possui três locomotivas recuperadas, e uma rotunda (oficina redonda) em Ribeirão Vermelho.
O presidente da comissão e um dos autores do requerimento, deputado João Leite (PSDB), lamentou a situação de abandono das locomotivas e a sua depredação, com o roubo de componentes. “É impossível calcular o prejuízo para o povo brasileiro. Essa linha está parada, mas poderia transportar cargas e passageiros”, apontou.
César Mori ainda explicou que o Circuito Ferroviário Vale Verde firmou parceria com o Poder Judiciário para utilização dos detentos da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) de Lavras nas obras de recuperação do patrimônio ferroviário. Outro projeto é a implantação de uma escola profissionalizante formando profissionais para trabalhar nas ferrovias e nas indústrias locais.