Galeria Ampliart recebe exposição de fotos de Sebastião Salgado

Mostra teve início na sexta-feira e segue até 30 de setembro

Teve início na sexta-feira, 15, e segue até 30 de setembro, na Galeria Ampliart (rua Paraná, 487, bairro Funcionários), em Poços de Caldas, a mostra “Êxodos”, do fotógrafo mineiro Sebastião Salgado.

A exposição retorna à galeria depois de cinco anos, destacando algumas das principais obras do fotógrafo. Com o objetivo principal de provocar uma reflexão sobre as questões políticas, sociais e econômicas mundiais, a mostra retrata a história de pessoas que foram obrigadas a deixar suas origens.

continua depois da publicidade

São migrantes, refugiados ou exilados que tentam escapar da pobreza, da repressão ou da guerra.

“É uma história perturbadora, pois poucas pessoas abandonam a terra natal por vontade própria. Algumas sabem para onde estão indo. Outras estão simplesmente em fuga, aliviadas por estarem vivas”, destaca o fotógrafo.

Ele é considerado um dos maiores talentos da fotografia mundial pelo teor social de seu trabalho. Salgado foi obrigado a deixar o Brasil na década de 60, refugiando-se na França, o que fez com que ele se tornasse ainda mais sensível à causa daqueles que são obrigados a recomeçar a vida longe de sua terra natal.

O horário para visitação é de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h, com entrada gratuita.