Quarta Floresta de Bolso é plantada em Poços

Além do campus local da PUC, existem outras unidades no Santa Ângela, Jardim Kennedy e CAIC

Teve início na quinta-feira, 28, o plantio da quarta Floresta de Bolso de Poços de Caldas, localizada no campus local da PUC Minas.

O projeto visa à valorização e preservação de espécies nativas da Mata Atlântica nos espaços urbanos, proporcionando benefícios à população e ao meio ambiente.

continua depois da publicidade

A iniciativa é da Associação Poços Sustentável (APS) e Alcoa Foundation, que contam agora com a parceria da Universidade.

Cerca de 35 pessoas participaram de um evento no Campus, ao ar livre, que marcou o começo da plantação. Estiveram presentes membros dos corpos docente e discente da PUC Minas, autoridades do governo municipal e representantes de empresas e instituições parceiras.

Os participantes foram convidados a plantar as primeiras das 400 mudas que compõem a Floresta de Bolso do Campus. O trabalho de plantio será levado adiante por funcionários da Universidade.

O nome Floresta de Bolso é uma adaptação da expressão pocket garden, em inglês, que se refere a uma técnica amplamente disseminada em países como Estados Unidos e Alemanha. A população do entorno se beneficia de diversas formas.

A experiência acumulada ao longo do projeto, que se iniciou em 2017 em Poços de Caldas, permite observar ganhos na revitalização e ocupação de espaços públicos, bem como na relação que as pessoas estabelecem com a natureza.

Além da Floresta de Bolso no campus local da PUC Minas, existem outras unidades no Santa Ângela, Jardim Kennedy e CAIC.