Floramar aponta o modelo de subsídio de Pouso Alegre como ideal

Concessionária apresentou alternativa para Poços de Caldas

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Representantes do poder público, de partidos e movimentos sociais, concessionária Floramar, além de alguns vereadores e moradores, estiveram na Câmara Municipal na quarta feira, 30, para participar da audiência pública sobre “Tarifa Zero no transporte coletivo em Poços de Caldas”, por conta de requerimento de autoria do vereador Diney Lenon (PT).

O debate revelou diferentes posi-cionamentos e opiniões sobre o tema e ressaltou a insatisfação com a falta de linhas e horários de ônibus, além da necessidade urgente de ações que possam atender a população e preservar o sistema de transporte coletivo no município.

A Floramar, empresa concessionária do transporte público, foi representada por seu gerente, coronel Nelson Queiroz, que em seu espaço de fala, fez uma explanação sobre o assunto e demonstrou a realidade do setor no município.

“A Floramar é sensível às demandas da comunidade com o propósito de servir a população e preza por prestar um serviço de qualidade. O transporte público é um direito que permite ao cidadão acessar seus outros direitos: é por meio dele que o estudante vai a escola, o trabalhador se desloca para o seu local de trabalho, o paciente chega ao serviço de saúde”, disse.

Papel Social
Em sua explanação, o gerente falou sobre o papel social do transporte coletivo na cidade.

“A Floramar transporta atualmente 38 mil passageiros por dia útil, sendo que apenas 25 mil pagam passagem. Isso demonstra o papel social do transporte público, pois, 34% dos passageiros transportados recebem o benefício da gratuidade. Cada ônibus substitui 40 carros no trânsito, contribuindo com a mobilidade urbana e com o meio ambiente. A Floramar opera com 96 veículos, gera 430 empregos diretos, conta com uma garagem e instalações de 20 mil m2. Os ônibus possuem telemetria e Sistema de Bilhetagem Eletrônica, além de outras melhorias, totalizan-do um investimento de mais de R$ 100 milhões”, completou.

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Pouso Alegre
Queiroz apresentou ainda exemplos de cidades na região que já contam com o subsídio, defendendo o modelo utilizado por Pouso Alegre.

“Em Varginha, o valor da tarifa técnica é R$ 6,60 desde o ano passado, mas o passageiro paga R$ 5, sendo que R$ 1,60 é subsidiado pela Prefeitura. Mas o modelo que está dando certo em nossa região, e a gente precisa olhar com muito carinho, é o de Pouso Alegre. A passagem lá é de R$ 6,20, mais cara que aqui, só que o passageiro paga R$ 3 e o poder público completa os outros R$ 3,20. Os dados da Prefeitura demonstram que de 2019 a 2023, o numero de passageiros lá aumentou em 21%. Se aumentássemos o número de passageiros como Pouso Alegre, estaríamos transportando mais de 1,2 milhão passageiros por mês e, infelizmente, estamos transportando a metade disso, a média de 600 mil passageiros pagantes. Pelo terceiro ano seguido Pouso Alegre aplica 2% de seu orçamento no Sistema de Transporte Público. Se a mesma dinâmica fosse implantada em Poços, a passagem estaria em R$ 3, igual a de Pouso Alegre. Nós precisamos sair desse círculo vicioso de uma passagem cara, que não é atrativa para o passageiro, com oferta limitada de horários e que resultam na perda de passageiros e no prejuízo para a empresa”, finalizou Queiroz.