Novo sistema irá evitar falta de água na Zona Sul
Falta de água na Zona Sul tem sido frequente devido a rompimento de tubulações
A equipe de engenharia do DMAE já realizou uma avaliação para resolver os problemas de falta de água em bairros da Zona Sul de Poços de Caldas.
Todo o sistema de bombeamento terá que ser substituído para que tenha maior aporte de quantidade de água para a região e menor pressão nas tubulações. Este serviço já está sendo implantado pelo DMAE.
Segundo a autarquia, houve um único rompimento de grande porte na adutora que abastece a região, próximo ao feriado de Corpus Christi, no final de maio. Após este fato, aconteceram rompimentos esporádicos, assim como ocorreram em outras regiões da cidade, por causa das inversões térmicas, comuns nesta época do ano.
O material utilizado na Zona Sul é o mesmo que o utilizado em toda a cidade, pois o DMAE segue regras de vários institutos de normatização, sendo impedido de adquirir material sem a devida certificação.
O material utilizado na Zona Sul chega até mesmo a ser melhor que o do Centro, pelo fato de ser mais novo. A diferença é que o Centro é abastecido por gravidade e, na Zona Sul, o sistema é por bombeamento.
CONTAS
O DMAE informou ainda que nas contas, só é cobrado aquilo o que é consumido. Se não há ocorreu abastecimento, não haverá cobrança, pois o relógio do hidrômetro não gira quando não tem água e, portanto, não registra consumo.
A autarquia explica que devido ao rompimento de tubulação, próximo a avenida Walter Danza, na madrugada de domingo, 12, parte da Zona Sul sofreu com desabastecimento de água, no período da tarde.
Os servidores do DMAE estiveram no local e realizaram os serviços necessários, por isto, o abastecimento foi interrompido por algumas horas para encher os reservatórios. Mais uma vez, a causa foi o frio, pois com as baixas temperaturas, os problemas de rompimentos das tubulações aumentam.
Os canos sofrem uma espécie de “choque térmico”, ou seja, se dilatam e estouram. Esse problema traz transtornos tanto ao DMAE, quanto aos usuários, por causa dos consequentes vazamentos e desabastecimentos até que a troca dos equipamentos seja realizada. O telefone de informações é 0800-283-6080.