Parte da cidade sofre com falta de água no feriado
Problemas em adutora causou o desabastecimento
Pontos da Zona Sul de Poços ficaram sem água neste feriado prolongado, o que gerou revolta da população. Vários relatos ocorreram pelas redes sociais diante da falta de água.
Na quinta-feira, 26, o DMAE informou que houve novo rompimento da adutora na linha de recalque ETA V/Esperança-ETA IV logo abaixo da ponte próxima à entrada da ETA V.
A equipe do DMAE que já trabalhou durante quase todo o dia para restabelecer o abastecimento na região, voltou ao local desde às 6h de ontem, 27. Mesmo depois dos serviços concluídos, os reservatórios e caixas estavam vazios, por isto, a retomada do abastecimento foi lenta e gradativa, o que gerou muitas reclamações, mas até a noite de ontem, a previsão é de que todos os bairros tivessem abastecimento restabelecido. Em outras regiões da cidade, o mesmo aconteceu, como na Zona Oeste da cidade.
Segundo o DMAE, no frio é comum as tubulações se romperem, porque sofrem algo parecido com um “choque térmico”.
Diante da falta de água, muita gente ligou para o número de atendimento gratuito 0800-283-6080, mas não obteve retorno. O DMAE assegura que o número não esteve com problemas, mas apenas congestionado por causa da quantidade de ligações recebidas.
SÃO BENTO
O DMAE relatou ainda que na sexta-feira, 27, houve rompimento de uma tubulação no Jardim São Bento, também na Zona Sul, o que ocasionou problemas com a captação de água para tratamento na ETA II.
Os bairros abastecidos pela ETA III, que podem ter sido afetados pelo desabastecimento de água, foram Jardim Bandeirantes, São José, Quisisana, Jardim Vitória, Morumbi, Santa Ângela I, Santa Ângela II, Santa Ângela III, Jardim Filipino, Bela Vista, Santa Augusta, Funcionários, Complexo Santa Cruz, Hospital Santa Lúcia e região, parte baixa Parque Vivaldi Leite Ribeiro, altos das Ruas Rio Grande do Sul, Assis Figueiredo, Expedicionários e Capitão Afonso Junqueira.
Foram realizadas manobras para acelerar a recuperação do sistema. A manutenção foi concluída ainda na manhã de sexta, porém o DMAE diz que o abastecimento se normalizou somente no decorrer da madrugada.
ZONA LESTE
O DMAE relatou também que pode ter ocorrido desabastecimento de água nos bairros Parque Pinheiros, Itamaraty, Itamaraty II e III, na Zona Leste.
O problema não foi identificado inicialmente porque não se sabia ao certo o ponto exato, pois o vazamento não era aparente. Equipes da Autarquia estiveram na região realizando levantamentos e testes afim de identificar a causa real, mas sabe-se que o problema foi na linha de recalque.