Expansão da Ferrero depende de novo zoneamento

Audiência pública foi realizada para discutir o assunto

Na semana que passou, a Câmara de Vereadores promoveu audiência pública para discutir o projeto de lei, de autoria do Executivo, que altera os anexos II e III do Plano Diretor do Município de Poços de Caldas.

O objetivo da matéria, que está em análise pelas comissões permanentes do Legislativo, é modificar o zoneamento de uma área no Bortolan, próxima às instalações da planta industrial da Ferrero do Brasil, na Zona Oeste.

ZONA INDUSTRIAL
De acordo com a proposta encaminhada pela Prefeitura, a empresa tem a intenção de ampliar suas atividades com a compra da nova área, no entanto o zoneamento atual inviabiliza esse tipo de iniciativa, sendo preciso a aprovação de uma lei pelo Poder Legislativo.

Foi encaminhada pela empresa uma proposta ao Executivo, onde solicita que o município estude a alteração do macrozoneamento de uma área contígua às instalações da própria Ferrero, de aproximadamente 80 mil m², adquirida através de transação comercial.

Hoje, esta área encontra-se grafada no Plano Diretor como ZAP (Zona de Adensamento Preferencial). No entanto, para que possa no futuro receber um novo empreendimento, é preciso que tenha no macrozoneamento o tratamento de Zona Industrial, pois caso contrário não pode haver atividade naquele local.

INVESTIMENTO
De acordo com a Secretaria de Planejamento, aquela empresa tem sido uma importante parceira do município, com investimentos locais nos últimos dois anos de mais de R$ 250 milhões. Esses investimentos na planta existente representaram a edificação de dois novos galpões de 10 mil metros cada, que passaram a receber duas linhas inéditas de produção. Isso demonstra a intenção da direção da empresa em fazer investimentos pesados no Brasil e em Poços.

Antes de ser encaminhado à Câmara, recebeu parecer favorável tanto da Secretaria de Planejamento como também do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Territorial (Condurt), tendo sido considerado que o impacto para a vizinhança e para a região é muito pequeno em relação à grandiosidade da proposta que pode se concretizar como novos investimentos.

ESTRATÉGICO

O representante da Ferrero, o diretor de Relações Institucionais, Afonso Champi, enfatizou que essa possibilidade de mudança no zoneamento da área adquirida pela empresa tem um significado muito relevante e estratégico. “Nesse princípio de ano, nós concluímos um ciclo de investimentos de três anos e esse ciclo praticamente dobrou nossa área construída e mais que dobrou a capacidade de produção não só dos produtos que já tínhamos em Poços, que fabricamos aqui há quase 20 anos, mas trazendo para cá novas linhas de produção”, disse.

DÚVIDAS
De acordo com a Lei Orgânica Municipal, a Câmara deve promover pelo menos uma audiência pública durante a tramitação de projetos que versem sobre alteração ou revisão do Plano Diretor. A proposta que modifica o zoneamento da área localizada nas proximidades da Ferrero continua sob análise das comissões permanentes do Legislativo e será colocada em votação após conclusão dos pareceres.