Estações irão monitorar a chuva e o nível dos rios

Dados estarão disponíveis no site da Prefeitura


Muita gente tem perguntado sobre o que seria o cercado erguido na avenida João Pinheiro, na esquina com a avenida da Saudade.

Ali vai funcionar uma das quatro Estações de Monitoramento Hidrológico de Poços de Caldas. Cada estação terá um pluviômetro, que mede a chuva, e também sensores de níveis que ficarão dentro dos rios. Tudo será medido em tempo real.

PARCERIA
O projeto é uma parceria entre Alcoa, Unifal (Universidade Federal de Alfenas), Defesa Civil, Prefeitura e Associação Poços Sustentável. “A enchente de 2016 mostrou que não tínhamos dados em Poços para a gente acompanhar as três bacias hidrográficas grandes que vão para dentro da cidade. A gente não conseguiu entender o que gerou aquele alagamento.

Mas com os dados em tempo real vamos conseguir entender a dinâmica para evitar minimizar ao máximo os danos de alagamentos e deslizamentos. Vamos saber em quais ribeirões os níveis estão subindo mais, de onde vem a maior vazão da água. Todos esses dados vão nos ajudar na prevenção ”, explicou o engenheiro ambiental, Rafael Tiezzi, professor da Unifal e coordenador do projeto.

OUTRAS ESTAÇÕES
As outras três Estações Hidrológicas serão instaladas no Córrego Vai e Volta, na Avenida Irradiação; no Ribeirão de Caldas, um pouco à frente do Hotel Floresta, sentido à Zona Sul e no Ribeirão da Serra, dentro do clube da Alcoa.

Para o coordenador da Defesa Civil na cidade, Mauro Barbosa Filho, o projeto visa minimizar ao máximo os alagamentos e deslizamentos. A expectativa da equipe da Unifal é que até o fim de julho os equipamentos estejam implantados e os testes em campo possam começar. A Alcoa doou R$ 49.860 que foram direcionados para a Associação Poços Sustentável.

Ela por sua vez escolheu o projeto da Unifal para criar esse banco de dados hidrológico de Poços de Caldas. A Prefeitura doou o servidor e alguns equipamentos eletrônicos para desenvolver a telemetria, se encarregou do plano de internet para que os chips “conversem” com o servidor e também contratou um estagiário para o projeto. Todos os dados coletados nas Estações serão disponibilizados no site da Prefeitura.