Equipe da UPA recebe capacitação do CREAS

Objetivo é identificar situações de violência percebidas nos atendimentos de saúde

A UPA – Unidade de Pronto Atendimento, atende por dia, pelo menos 500 pessoas.São casos diversos e que envolvem muitas variáveis.

É pela UPA que muitas vezes são prestados os primeiros atendimentos a pessoas vítimas de violência. “Foi uma capacitação sobre o fluxo de atendimento do CREAS. Como a UPA atende diversos casos de violência, é interessante e necessário a equipe entender o fluxo para a realização de encaminhamentos.

O CREAS deixou um modelo prático de encaminhamento para que toda equipe possa fazer de forma fácil e efetiva. A capacitação foi feita em todos os plantões, com orientações também sobre os núcleos de atendimento do CREAS – Criança e Adolescente, Idoso e Pessoa com Deficiência, Mulher e Medidas Socioeducativas em Meio Aberto”, explicou o assistente social da UPA, Rafael Vitor Amancio Franklin.

O trabalho faz parte de um processo de capacitação continuada da UPA. A equipe do CREAS ressaltou a necessidade dos profissionais detectarem e encaminharem as situações de violência percebidas nos atendimentos de saúde.

“Falamos um pouco do nosso trabalho, de cada núcleo nosso e da importância da Saúde ser parceira e trabalhar junto com a gente, fazendo o acolhimento correto e encaminhando estas pessoas para o nosso atendimento”, comentou a advogada Laís Lavras, que levou a capacitação para a UPA, juntamente com a assistente social Vera Silva Vilela e com as psicólogas Giulia Viotti Granato e Priscila Aparecida Alexandre.

O CREAS
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social, é um serviço de média complexidade da política pública de assistência social, que visa ofertar um acompanhamento psicossocial a famílias e indivíduos que estejam vivenciando situação de violação de seus direitos, como: violência doméstica e intrafamiliar, negligência e abandono.

A equipe inclui psicólogos, assistentes sociais e estagiários, além de advogado que realiza orientação jurídica para os quatro núcleos. “Este estreitamento fortalece a comunicação efetiva e integrada entre as equipes de profissionais da UPA e do CREAS, com foco na humanização holística do paciente assistido na instituição”, complementou o coordenador de Enfermagem da UPA, Deusdete Inácio de Souza Júnior.

O CREAS funciona na rua Laguna, 820, Jardim dos Estados, de segunda e quarta, das 8h às 19h, terça, quinta e sexta, das 8h às 18h. O telefone para mais informações é o 3697-2626.