Grupo faz intervenção sobre os dois anos da enchente do Centro
A Cidade Que Engole Rios fará mobilização na rua Junqueiras
Hoje, 19, completa dois anos da enchente que pegou de surpresa os moradores de Poços de Caldas, causando vários danos ao centro da cidade.
O grupo A Cidade Que Engole Rios entende que esse é um momento para lembrar do acontecimento e discutir o que vem sendo feito desde então para que este tipo de ocorrência não volte a acontecer e para que os rios e águas que banham Poços sejam valorizados.
INTERVENÇÃO
A intervenção será realizada na rua Junqueiras, das 14h às 18h, no local onde o grupo considera um marco e onde realizou diversas ações desde seu surgimento: em frente à porta que esconde o ribeirão Vai e Volta. Naquela parede, será colocada a mensagem “Aqui vive um rio”.
“A ideia é lembrar que ali naquele lugar, por debaixo dos nossos pés quando caminhamos pelo Centro de Poços, passa um rio que como todos os outros rios tem seus momentos de vazão alta e baixa, que precisa de uma área de várzea para extrapolar suas águas e que não obedece o espaço restrito que os homens tentaram impor a ele”, argumenta o grupo.
Também será exposta uma seleção de fotos da situação do rio que se encontra atrás da porta e de locais da bacia hidrográfica do vai e volta. Esse material fomentará a discussão sobre a importância que tem a bacia do vai e volta para Poços de Caldas, o que causou essa enchente e a forma como esse rio, sua nascente e suas margens vem sido tratados.
O desejo do grupo A Cidade Que Engole Rios é pensar junto com os cidadãos e poder público formas de ocupação do espaço que respeite e valorize os rios e a vida que por ele corre.