Maioria dos trabalhadores deseja que as empresas melhorem seus benefícios
continua depois da publicidade
Uma análise da consultoria global GPTW (Great Place to Work) divulgada em 2020 apontou que os profissionais do país valorizam mais salários e benefícios (14%) do que estabilidade (2%). Um levantamento da Betterfly indica que, em 2022, a maioria dos trabalhadores não apenas valoriza os benefícios oferecidos por seus empregadores, como 77% gostariam que as empresas em que atuam melhorassem seus pacotes de benefícios.
De acordo com o “Relatório de bem-estar 2022”, a modalidade “plano de saúde” foi citada por 26,6% dos entrevistados como o benefício mais importante para aumentar o bem-estar nos empreendimentos, seguido por seguro de vida (16,5%), benefícios flexíveis (15,8%), vale-alimentação (15,6%), adiantamento de salário (7,8%) e impacto social (5,8%).
Para Jane Andrade, executiva de vendas em plano de saúde da FPE Brasil, a pesquisa demonstra uma tendência: cada vez mais, os profissionais buscam empresas que oferecem melhores benefícios. “Não por acaso, ‘plano de saúde’ foi o benefício mais citado pelos brasileiros, uma vez que muitas pessoas não podem pagar pela modalidade por conta dos valores, que ficam acima de suas possibilidades”.
Na prática, 90% dos brasileiros não têm condições financeiras para pagar por cuidados de saúde, segundo uma sondagem realizada pelo Instituto Ipsos em 29 países. O estudo coletou respostas de 21.513 pessoas de 16 a 74 anos, entre os dias 20 de agosto a 03 de setembro de 2021. Segundo o levantamento, o custo de tratamento, a dificuldade no agendamento de consultas e a distância entre o domicílio e as unidades de saúde foram os maiores problemas citados pelos entrevistados.
Nesse panorama, a especialista comenta as principais vantagens que podem ser obtidas por uma empresa com a oferta de um plano de saúde entre os benefícios disponibilizados aos colaboradores:
Aumento da produtividade
Para Jane, oferecer um plano e saúde é uma forma eficaz para uma empresa garantir a saúde e o bem-estar dos colaboradores, o que contribui para o aumento de sua produtividade e para a melhoria da sua qualidade de vida no trabalho.
Segundo um estudo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, trabalhadores satisfeitos são até 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e vendem 37% a mais do que os colegas que trabalham insatisfeitos. Profissionais desmotivados, por sua vez, podem ser até 125% menos produtivos do que os aqueles que atuam inspirados e engajados, segundo uma pesquisa da consultoria de gestão Bain & Company.
Redução do absenteísmo
De acordo com a especialista, a melhora no pacote de benefícios também pode ajudar a solucionar um “gargalo” vivenciado pelo departamento de RH (Recursos Humanos) de empresas de diversos setores: o absenteísmo.
Segundo um balanço inédito realizado pelo PBSP (Programa Brasileiro de Segurança do Paciente) junto a 23 instituições de saúde, o absenteísmo pode gerar um impacto de R$ 25 milhões ao ano apenas no universo pesquisado. Nas organizações analisadas, houve um total de 1197 colaboradores ausentes por mês – cerca de 52 ausências mensais por unidade.
Melhora da marca no mercado
Jane destaca que a oferta de um plano de saúde dentre os benefícios disponibilizados aos colaboradores pode contribuir para o crescimento de uma marca no mercado.
“Além disso, a entrega de um benefício importante para o funcionário como um plano de saúde, via de regra, tem valores até 30% mais baratos nos planos CNPJ Empresarial, com carência zero para consultas e exames médicos”, complementa.
Para concluir, a executiva de vendas em plano de saúde da FPE Brasil ressalta que todos os benefícios vivenciados pelo próprio colaborador têm uma repercussão para a saúde do negócio em que ele atua: “Com um plano de saúde, o funcionário tem acesso imediato a exames e consultas. Assim, ele pode cuidar de sua saúde no melhor momento possível, com o menor custo, se sente valorizado e melhora seus resultados”, afirma.
A propósito, 48% dos profissionais concordam que os benefícios oferecidos pelas empresas podem motivar a realização de seu trabalho, segundo o “Relatório de bem-estar 2022”.
Para mais informações, basta acessar: https://fpebrasil.com.br/