Dados revelam que apenas 10% das empresas fazem planejamento estratégico
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Os meses finais do ano são marcados por minuciosas análises de resultados e projeções para o próximo ano, para os gestores e executivos de empresas, essas projeções servem para estimar um resultado anual melhor ou mais eficiente que o ano anterior.
No momento inicial do planejamento anual, os especialistas recomendam ter em mente que esse é um processo importante que exige tempo e paciência. No entanto, dados do Sebrae mostram que apenas 10% das empresas contam com um planejamento estratégico estruturado.
Para obter dados mais precisos para um planejamento de marketing eficiente, as empresas utilizam diversas ferramentas, entre elas está o CRM. Dessa forma, as projeções serão mais assertivas e possíveis para cada modelo de negócio.
O planejamento de marketing é uma estruturação de campanhas e ações voltadas aos clientes e stakeholders, visando as principais necessidades e sazonalidades. “Para planejar estrategicamente ações assertivas para o público-alvo, é importante saber quem é e quais são as necessidades dos principais clusters”, esclarece Diego Bañuelos, CEO da Upnify.
As ações de marketing que são pensadas diretamente têm uma maior taxa de conversão. Segundo dados da Wis Consultoria, os índices de conversão podem dobrar de 1,7% para 3,4% com comunicações personalizadas. O CRM está entre as ferramentas que são fontes das análises de conclusão de ano.
O sistema de gestão de relacionamento com cliente oferece dados valiosos para o planejamento de marketing, sendo útil para as empresas entenderem quais foram as campanhas com maior taxa de abertura e conversão, seus novos clientes e qual é o comportamento deles em relação ao produto.
“O CRM registra todas as interações da empresa com o cliente, desde os e-mails marketing a pop-ups no site.”, comenta Bañuelos. “A estratégia de marketing, consequentemente, é muito influenciada pelos dados gerados pelos sistemas de gestão de clientes”, conclui.
Segundo o CEO do sistema Upnify, conhecer a fundo os clientes, quais são as suas preferências de compra ou os momentos em que eles estão mais propensos a comprar, auxilia na montagem do calendário sazonal, facilitando a criação de campanhas para atingir o consumidor no momento propício.
O planejamento de marketing se torna mais eficaz para as empresas quando estas possuem os dados do consumidor e analisam a jornada do cliente durante um determinado período, a análise de KPIs e OKRs do ano possibilita para as empresas terem o entendimento sobre o que tem dado certo e o que precisa ser reavaliado, para assim, evitar desperdício de tempo e verba.