Emagreça de vez! 6 dicas para perder gordura e ganhar músculos ao mesmo tempo
Emagrecer não é uma tarefa fácil para a maioria das pessoas, e manter o peso ideal pode ser ainda mais complicado, especialmente quando há perda de massa magra. Por isso, ao eliminar alguns quilos, é fundamental investir também em ganhar músculos, que ajudam a modelar o corpo e a perder gordura.
A fórmula ideal da diminuição do peso e melhora da qualidade de vida, de acordo com Ivana Cobe, nutricionista da metodologia de emagrecimento 5S Estilo de Vida Saudável , é unir o ganho de músculos com o ato de perder gordura, e é possível ter os dois ao mesmo tempo.
Ivana reconhece que cada corpo possui uma particularidade e, dessa forma, seguir “modismos” não é a melhor alternativa. “Tentar acompanhar o mesmo plano alimentar e de exercícios de um amigo nunca é o caminho. As pessoas não têm metabolismos, alimentação e estilos de vida iguais. Portanto, é impossível traçar uma estratégica única”, diz ela.
Contudo, essas seis dicas para perder gordura e ganhar músculos ao mesmo tempo, apresentadas pela nutricionista, podem ser seguidas por qualquer pessoa, independentemente da idade ou do estilo de vida.
1. Não se engane com o peso na balança
A nutricionista explica que o peso que aparece nas balanças comuns em farmácias, por exemplo, não é o suficiente para definir se alguém é ou não saudável. “O músculo é um tecido muito denso e pesado. O volume ocupado por um quilo de músculo é muito menor do que o volume ocupado por um quilo de gordura. Então, o que importa é se atentar à porcentagem de gordura presente no corpo”, esclarece.
Para descobrir a porcentagem de gordura do corpo, Ivana Cobe indica o exame de bioimpedância, ainda pouco conhecido no Brasil. Ele aponta a quantidade de gordura e de músculo do organismo.
“Quem quer emagrecer precisa conhecer essas taxas de músculos e de gordura corporal. Com essas taxas e a ajuda de profissionais da área da saúde (educador físico, nutricionista, entre outros), o emagrecimento torna-se mais preciso”, complementa Ivana.
Leia também: Boa forma aos 50 anos! Jennifer Aniston é adepta da dieta 16:8; veja detalhes
2. Aposte na proteína
É necessário incluir ao menos uma proteína em cada refeição do dia. Segundo a profissional, o nutriente contribui com a função estrutural do organismo e promove o ganho de massa magra. Ela recomenda o consumo de proteínas magras, como frango, peixes e ovos.
3. Consuma gordura saudável
A gordura saudável para o organismo ajuda a regular hormônio e insulina, reduzir o colesterol ruim e controlar a pressão arterial. “Alimentos como azeite de oliva, abacate e sementes de linhaça são exemplos, mas devem ser consumidos moderadamente, pois são muito calóricos”, declara Ivana.
Além desses, oleaginosas, chia e peixes possuem a conhecida “gordura boa”, que são “insaturadas, provenientes da natureza e encontradas em produtos de origem vegetal e animal”.
4. Escolha alimentos termogênicos
Os alimentos termogênicos propiciam uma “ajuda extra” ao acelerar o metabolismo e elevar o gasto energético. “Eles apresentam um maior nível de dificuldade em serem digeridos, fazendo com que o organismo consuma maior quantidade de energia e caloria para realizar a digestão”, explica a nutricionista. “Inclua em sua rotina a canela, gengibre e o chá verde, por exemplo”, sugere ela.
5. Abuse das atividades físicas
Praticar exercícios é uma das melhores formas de garantir o emagrecimento adequado e ter um corpo definido, por isso, é importante suar a camisa. Para Ivana, vale a pena investir em atividades aeróbicas, como pedalar, correr e dançar, e combinar com exercícios de força e resistência, que colaboram com a construção de músculos.
6. Busque ajuda profissional
Como afirmado no início do texto, cada corpo possui uma particularidade e, dessa forma, é importante ter acompanhamento profissional durante o processo para perder gordura e ganhar massa muscular.
“Não existe emagrecimento sem déficit de calorias, ou seja, a pessoa precisa ingerir menos calorias do que consome. Apenas um profissional poderá ajudar a traçar o melhor plano alimentar e acompanhar a evolução dos músculos e gordura”, comenta Ivana Cobe. “Dedicação e personalização são as palavras-chaves para quem quer atingir este objetivo”, completa.