Eloisio é pré-candidato a prefeito de Poços de Caldas

Presidente do PSB confirmou o lançamento da pré-candidatura


O presidente do PSB, Fernando Posso, confirmou nesta sexta feira, 21, que o ex-prefeito Eloisio do Carmo Lourenço é pré-candidato a prefeito de Poços de Caldas pelo PSB na eleição municipal de 15 de novembro.

Segundo Fernando Posso, na quinta feira, 20, atendendo a solicitação do presidente estadual do Partido, ele encaminhou documentos com informações da pré-candidatura que será levada ao presidente nacional da legenda.

O Diretório Estadual aponta Poços de Caldas como uma das cidades estratégicas em Minas Gerais visando o fortalecimento da legenda. Seguindo o calendário eleitoral, a pré-candidatura será apresentada nas convenções municipais.

“Tenho recebido o carinho de muitas pessoas que gostariam de me ver de novo na Prefeitura. As pessoas querem se sentir acolhidas novamente, querem alguém que consiga enfrentar de peito aberto os desafios da administração pública, trazendo nossa cidade para o rumo do desenvolvimento, da melhor qualidade de vida e valorização das pessoas. É para atender esses apelos que coloquei meu nome à disposição”, disse.

AÇÃO JUDICIAL

Eloisio enfrenta uma ação de improbidade administrativa ocorrida em seu mandato, por conta de uma adesão à ata para contratação de empresa para desenvolver projetos de engenharia civil e arquitetura. No entanto, o contrato com a empresa vencedora do certame não chegou sequer a ser executado, ou seja, não gerou nenhum tipo de gastos ou prejuízo ao erário municipal.

“É uma situação que estamos enfrentando e que nossos advogados estão cuidando. Outros candidatos também tem processos por improbidade e também estão se defendendo na justiça. Neste momento, por exemplo, o próprio prefeito além de processos por improbidade, tem uma CEI na Câmara Municipal investigando uso de recursos de fundos públicos. Portanto, o processo não é exclusividade minha, a verdade é que no meu caso, não há desvio e nem dano aos cofres públicos e na questão administrativa, eu e meus advogados temos plena convicção de que teremos uma decisão favorável”, analisou.

QUEM É QUEM
Eloisio do Carmo Lourenço é natural de Alfenas, mas radicado em Poços de Caldas há 30 anos. Dentista, casado e pai de dois filhos, foi presidente do Conselho Municipal de Saúde antes de se eleger prefeito pela primeira vez, em 2012.

Em seu mandato, notabilizou-se pelo forte processo de estruturação da rede municipal de saúde, com a construção e reforma de várias Unidades Básicas de Saúde, além de ter colocado para funcionar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), desafogando parte dos atendimentos médicos que até então eram feitos na Policlínica Central.

A adesão de Poços ao programa Mais Médicos e a conquista do curso de Medicina para a PUC/Poços foram outros fatores que chegaram a colocar a cidade como a 27ª melhor do país em serviços de saúde à população. Em 2016, Eloisio tentou a reeleição ao cargo, mas não conseguiu a vitória. No fim de 2019, após vários anos filiados ao PT, Eloisio decidiu se filiar ao PSB.