Campanha busca doação de medula óssea
Lucas Ryan, de 15 anos, precisa passar por um transplante
O garoto poços-caldense Lucas Ryan iniciou há um ano um tratamento médico por suspeita de síndrome de Evans, tendo em vista alterações sanguíneas.
Recentemente, Lucas descobriu ser portador de Aplasia de Medula Óssea, sendo que sua única salvação é por transplante de medula óssea. Agora, sua corrida é contra o tempo e por isto, foi iniciada uma campanha para que quem puder fazer um simples exame de compatibilidade no Hemocentro de Poços de Caldas.
Os horários de coleta no local são de segunda a sexta, das 7h às 11h30. Às quartas, acontece das 16h às 20h. Para doação individual, deve-se comparecer no Hemocentro ou agendar pelo telefone 155, opção 01, ou ainda, pelo site do Hemominas.
Para doação em grupo, é preciso agendar pelo telefone 2101-9300. Para fazer a doação, é necessário levar CPF/RG e três telefones de contato.
Para se tornar um doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.